Resenha: A Culpa é das estrelas



“Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações”.

           
            Depois de muita resistência, cedi a curiosidade de ler “A culpa é das estrelas” (The Fault in our Stars) escrito pelo americano John Green e publicado no Brasil em 2012, pela editora Intrínseca, contendo 288 páginas.  O livro, narrado em primeira pessoa, conta, por ela mesma, a  fase vida em que Hazel Grace – ou só Hazel –  encontra o amor.




            Hazel é uma adolescente em estágio terminal de câncer, que tem a vida prolongada por meio de drogas experimentais, mas que já se conformou com o fato que o câncer devorou uma parte da sua vida, seus amigos, sua escola, sua adolescência, mas principalmente se conformou que seus dias são finitos, e cada vez mais finitos.

“Alguns infinitos são maiores que outros. [...].Há dias, muito deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado...”

Enfim, em um grupo de ajuda para os que vivem com câncer, Hazel conhece Augustus, o fofíssimo, Gus. Eles se encontram, em meio aos percalços da doença, ao medo de se envolver com alguém e fazê-lo sofrer, e criam um mundo cheio de metáforas e ironias para escapar da realidade que enfrentam

“ - Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir o número de vítimas, tá?”

            O principal fator que une Hazel e Gus é um livro chamado “Aflição Imperial”, o preferido de Hazel, que conta a história de Anna, uma menina que também é uma portadora de câncer. Entretanto a Anna morre e o livro simplesmente acaba, sem explicar o que ocorre com os demais personagens da trama.  O escritor do livro, Peter Van Houten, nunca escreveu uma continuação e nem pretende. Mas a curiosidade dos dois é maior que o desejo de reclusão de Van Houten e juntos vão atrás de suas respostas, de algum jeito ou de outro.

“A tristeza não nos muda Hazel. Ela nos revela”

Me xinguem e  odeiem, mas ACEDE (como o livro é chamado) não correspondeu as minhas expectativas e não acho que seja nem metade do livro que pintam por ai. Concordo sim, que o livro tem uma história linda de amor e superação, ainda mais pelo fato que é baseada em fatos verídicos; que tem diálogos excelentes e frases de maravilhosas para pensar e refletir. Além da linda maneira que John Green descreve o amor dos pais pelos seus filhos, lutando contra o impossível, movendo mundos e fundos para que seus filhos tenham a melhor vida possível, independente de suas condições.

Esther Grace a Hazel da vida real. 
“Esse é o problema da dor. Ela precisa ser sentida”

Contudo achei que a paixão que surgiu, não teve desenvolvimento ou uma progressão, ela simplesmente conhece o cara, e pronto, ambos estão perdidamente apaixonados um pelo outro. Isso atrapalhou o decorrer do enredo, que poderia ser mais desenvolvido, colocando um espaço maior de tempo entre os acontecimentos. Tudo bem, que, se tratando de estágio terminal de câncer, tempo não é algo que se pode ser exigido, mas talvez se tivesse esse desenrolar menos frenético, e Hazel e Gus cairiam mais nas minhas graças.





versão original e versão homossexual do pôster do filme baseado no livro


 Não me entendam mal, o livro está longe de ser ruim, não acredito que poderia ter um final mais cativante e surpreendente. Mas tampouco, a obra é as maravilhas que rogam por aí. Espero profundamente que a trajetória desse jovem casal, atraía mais a vocês do que atraiu a mim, O.K.?! =).


“A escrita não ressuscita. Ela enterra”

Para os interessados o livro foi adaptado para o cinema, com estreia prevista para junho deste ano. O trailer, que segue abaixo, bateu todos os records, de visualizações no youtube, do gênero.






Ps: No livro há uma citação, que para mim é absurda, dizendo que o filme “V de Vingança” é “um tipo de filme que só agrada garotos”, sendo que está entre meus preferidos!!! E está muuuito longe de ser um filme que só agrada garotos. Além de que rotular coisas como "de guria e de piá", já está fora de cogitação faz muito tempo. 

18 comentários

  1. Oi Lara, este é um livro muito conhecido mas acredita que eu ainda não o li? Nem tenho vontade...
    Estava pensando em lê-lo antes de assistir o filme, mas não é um tipo literário que eu gosto e não vou me forçar a isso.
    Adorei a resenha, já estou seguindo o blog.

    Bjs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que o motivo de eu ter gostado tanto de ACEDE é que quando eu li ele era pouco conhecido então não tive a menor expectativa, e como o livro é bom isso superou qualquer coisa que eu estava esperando, fiquei bem apegada aos personagens e passei a amar a escrita do John.
    Tô louca pelo filme!
    Bjs
    Kami.
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Filipe, estava tentando boicotar esse livro, por que eu tenho um pressentimento que John Green será como um novo Nicholas Sparks, com diversos livros que encantam a todos. Contudo se para pra comparar os livros todos seguem uma mesma "receitinha". Para mim isso é besteira, é ter descoberto o modelo do sucesso e ter medo de ousar. Mas não os outros deles, apenas resenhas, então posso estar redondamente enganada!

    Kami, é horrível quando você cria muitas espectativas! A melhor sensação é quando você lê um livro sem saber naaada sobre ele e descobre uma leitura sensacional! E que bom, então, que você teve uma experiência melhor com ACEDE do que eu!

    Um beijo Lara!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom? Uma pena que você não tenha curtido o livro.
    Eu gostei bastante da narrativa do autor e também dos protagonistas. O que mais curti na história foi a capacidade de criar uma narrativa que não está atrelada apenas ao romance. É algo maior sobre a vontade de viver.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem, meu problema é que livros como A Culpa é das Estrelas são previsíveis demais e apelativos, sabe? Na verdade, só o apelativo mesmo, porque não me incomodo com o clichê, mas daí a querer dramatizar e vender a dor alheia assim é algo que não aprovo. Não estou dizendo que não deva haver livros sobre pessoas com câncer, pelo contrário, acho muito importante representatividade na literatura para todos. Porém tornar uma doença, um mal em algo comercial é banalizar a dor e o sofrimento.
    Sinceramente, já li o livro com baixas expectativas e nem a elas o livro atendeu. Gostei muito das piadas, da escrita e de todo o resto, mas não chorei nem me fascinei, porque o autor não conseguiu me convencer.

    ResponderExcluir
  6. Aline, entendo seu ponto de vista, a parte não romantizada do enredo, mas sei lá caiu nas minhas graças. Enfim... ainda bem que as pessoas gostam de coisas diferentes, o que seria do azul se todos gostassem do amarelo?!

    Danny, eu no começo achei que era muito apelativo também, quando soube que era uma história real e que a Esther estava ajudando-o mudei de opinião. Afinal se a protagonista do livro estava de acordo com o que tava escrito, quem sou eu pra achar que estavam explorando seus pesares?! Mas de qualquer jeito, também não sou a maior fã de livros que pegam grandes tabus e doenças, para transformar em algo comercial.

    Um beijo Lara

    ResponderExcluir
  7. Acho que sou uma das únicas pessoas que ainda não leu esse livro :o
    Tenho receio de lê-lo e de não achar tudo isso que falam, como você achou...
    Adorei as fotos que você usou na resenha...

    Abraço

    http://ospapa-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo os livros do John Green, li todos e apesar de ter dado 5 estrelas (favorito) esse é o mais fraquinho.... seilá eu Ameeei sabe? mas os outros são melhores, principalmente Cidades de Papel que é o meu favorito <3
    Estou muito ansiosa pro filme, chorei tanto no Trailer...
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lara, obrigada pela visita no blog, sempre apareça por lá, que eu retribuo a visita c;
    Falando do livro A Culpa é das estrelas, eu amei a historia, mais ao mesmo tempo, acho que o John Green, poderia ter desfrutado mais do enredo, mas apesar de tudo, consegui me emociona com a historia, e não vejo a hora de sair o filme.!!

    Beiijos
    http://www.agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. finalmente comprei esse livro \o/ estou doida para ler, pois depois de tantas boas opiniões finalmente vou poder ler e me encantar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas!
    também estou ansiosa pelo filme, podemos gostar ou desgostar, mas a vontade de ver se o filme vai ser como nós imaginamos sempre é maior né?! :)

    e Thaila,
    espero que você se encaaante e muito! :)
    e que poste uma resenhinha para eu saber o que achou

    um beijo queridas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Lara, esse livro... bah esse livro... a primeira vez que vi esse titulo foi numa página do facebook, tinha uma foto da ultima página, e eu decidi que iria ler o livro por que achei que o nome Hasel era de um anjo, e como eu estava lendo sobre anjos naquela época, comprei 'A culpa é das estrelas" Eu perdi a conta de em quantas páginas tive que parar de ler para secar as lágrimas. Foi uma leitura rápida, devastadora e apaixonante!
    Já comprei os lenços para secar as lágrimas no dia de assistir o filme! auhauahua
    Bjs da Lê
    http://leversosecontroversias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa quero muito muito mesmo ler esse livro e estou mega anciosa pra etreia do filme !
    http://hadassasilvahs.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  14. HAHAHAHHA! eu também já estou preparando para chorar rios, quando assistir o filme!
    Espero que me encante mais que o livro! :)

    obrigada pela visita meninas!
    um beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Lara!
    Apesar de ter amado o livro, admiro muito a sua sinceridade! Gosto de ler resenhas onde as pessoas falem abertamente daquilo que acharam :)
    Já estou seguindo o blog, parabéns <3

    Beijo, Míriam

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Míriam!
      Que bom que gostou, tem quem fique um pouco intimidado ao falar que não gostou de alguma coisa que a todo mundo diz que é maravilhoso. Eu acredito que gostos são diferentes e devem ser respeitados e não deve ter receio de expor suas opiniões! :)
      um beeijo

      Excluir
  16. No que se refere ao romance entre os dois o livro também não supriu as minhas expectativas. Esperava algo mais empolgante. Mas gostei da Hazel, achei uma personagem bem construída. John Green tem bastante sensibilidade, mas há livros melhores dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Ainda não li os outros do John então não posso falar muito, mas tenho certeza que devem ser melhores, pelo menos pelo que eu leio por ai! :)
      Enfim Acho ACEDE um pouquinho superestimado pela maioria...

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)