Resenha: Eu sou o mensageiro



Ed Kennedy. Dezenove anos. Um perdedor.


Markus Zusak ficou conhecido por seu best-seller “A Menina que roubava livros” (The Book Thief), que agora já foi para as telonas com mesmo título. Seus outros livros, podem não ser tão famosos, mas não ficam pra trás em qualidade, “A garota que eu quero” (Getting the Girl) e “Eu sou o Mensageiro” (The Messenger),  os que eu já li achei maravilhosos e indico para todos



Bom, vamos falar um pouco de “Eu sou o Mensageiro”, com 318 páginas foi publicado em 2002, mas no Brasil chegou apenas em 2007 pela editora Intrínseca. O livro se inicia com um assalto a banco que Ed Kennedy e seus amigos, fracassados, presenciavam. Os assaltantes se apavoram com a chegada dos policias e tentam fugir, neste  momento Ed toma uma atitude, pega a arma, que o assaltante de primeira viajem simplesmente deixou cair, e consegue evitar que o mesmo fuja, sendo o herói do dia!

“Então está tudo pronto. Vai todo mundo. Famílias. Bebuns. Canalhas. Ateus. Adoradores do cão. Góticos. Todo mundo. É pra você ver o que cerveja de graça é capaz de fazer”.


E isso o fez pensar que em todos seus 19 anos este foi seu grande feito, um grande feito que não passou de um pouco de sorte e “estar no lugar certo na hora certa” . Então ele se comparou com outros jovens, que com 19 anos já tinham mudado gerações, como Bob Dylan  que nesta idade já lançava grandes sucessos, que até hoje são hinos de gerações.


“Nós, cuecas, achamos que é uma obrigação ser bom no negócio. Pois estou aqui pra dizer que não sou. [...]É só sexo. Pelo menos é isso que fico dizendo pra mim mesmo. Eu minto pra caramba”.


Até então Ed levava uma vida de um perdedor. “Seu emprego: taxista. Sua filiação: um pai morto pela birita e uma mãe amarga, ranzinza. Sua companhia constante: um cachorro fedorento e um punhado de amigos fracassados”. Apaixona-se pela amiga que dorme com todos, e dele só que a amizade!




Com a mídia destacando seu ato de heroísmo, Ed acaba na mira de desconhecidos, que lhe enviam uma carta, um ás de ouros, cujo significado nossa perdedor desconhece. Mas a carta continha três endereços, que Ed decide visitar. Ao chegar no primeiro endereço encontra a casa de um bêbado que batia e abusava da mulher enquanto a filha ouvia e chorava na varanda. Ao visitar os outros endereços, Ed encontra em cada um, outro drama particular.




Então decide que, quem quer que mandou a carta, queria que ele fizesse a diferença para aquelas pessoas. Ed toma atitude, interferindo às vezes sutilmente, às vezes se fazendo presente. Ao completar os três endereços recebe uma nova carta, um novo ás, e assim segue a jornada do mensageiro, que nada mais é que o baralho da vida de Kennedy, que ao mudar a vida dos outros ele acaba mudando a sua também.


“As vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são”.



            Zusak com sua linguagem crua, simples e impactante, cria um personagem peculiar que captura as singularidades de cada um, deixando marcas na vida dos outros a partir de pequenos atos. Nos encantando com o mensageiro e sua mensagem, que nada mais é que, no fundo, todos nós somos mensageiros!

15 comentários

  1. Sempre tive uma certa vontade de ler esse livro e depois da sua resenha espero que isso aconteça logo, hehehe!
    Seguindo e adorando o blog :)
    Se puder dar uma olhadinha no meu blog eu ficaria muito feliz: http://feitadepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar esse livro na minha listinha rsrs. Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Já estou seguindo e boa sorte.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Paulo e Wilma!
    Se lerem mesmo, depois voltem e me conte se gostaram viu? :)

    um beeeijo
    Lara

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doida pra ler "A garota que eu quero". Você acha que é o melhor do Markus? Só li "a menina que roubava livros", mas seu post me deixou curiosa pelos outros também.

    O blog continua lindo, Lara, parabéns.
    Beijos.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. não conhecia outros livros do autor, mas acredito que também venha a ser boas leituras assim como a menina que roubava livros, pois tem um enredo interessante
    seguindo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Thati, então o que eu mais gosto do Zusak é esse "eu sou o mensageiro", o livro "a garota que eu quero" é muuuuito bom também, faz parte de uma trilogia chamada "Os irmãos Wolfe", sendo que o último! ainda não li os dois primeiros, porque não sabia que era uma trilogia quando comprei, mas deu pra entender a historia direitinho mesmo assim! :)
    Eu recomendo, se for ler, começar do começo, primeiro "O Azarão", seguido por "O Bom de Briga" e por ultimo ler "A garota que eu Quero".

    Thaila!
    Que bom que achou interessante! Se um dia se animar a conhecer mais, não esqueça de me dar sua opinião viu? (:


    Um beijo, Lara!

    ResponderExcluir
  7. Tem uns 6 anos que li este livro, foi logo após ter lido A Menins que Roubava Livros e lembro que gostei demais dos dois. Só que com o passar do tempo acabei esquecendo boa parte da trama, gostaria de ler novamente....é uma meta para 2014.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aguardando novas postagens já *-*

    Beijos!!
    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é maravilhoso. li ele em quatro horas.
    Era quase impossível para.

    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  10. Já tive vontade de ler o livro, mas de uns tempos para cá desanimei.
    Acho que a obra não faz mais muito meu estilo, não sei, apenas perdi o interesse.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Van!
    super entendo, as vezes a gente lê, lê, mas da um tempo e esquece metade! espero que consiga realizar sua meta de 2014. Eu já desisti de fazer metas, sou campeã em não cumpri-las!

    Thati!
    Que delicia você aqui de novo! não sou tão ligeira assim =/!
    mas pronto já tem post novo! ufa!

    Bruna,
    comigo não funcionou assim, foi uma leitura meio devaaagar, principalmente no começo, só mais pro meio, que comecei a devorar o livro!

    Inês.
    Que pena. se um dia reconsiderar seu desinteresse, espero que goste tanto como eu gostei!!! mas também se todo mundo gostasse do azul, o que seria do verde, né?! (:

    Um beijo
    Lara!

    ResponderExcluir
  12. Tenho curiosidade em ler esse livro, sério... Sinto que vou gostar, não sei... rs
    Adorei seu blog e estou seguindo.
    Um beijo
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Anaa!!
    leia leia leia leia e depois me conte o que achou!!
    Sei que todo mundo acaba deixando uma PIIILHA de livros se acumular! Mas quando tiver um tempinho aproveite! vale super a pena!!

    Um beijo Lara!

    ResponderExcluir
  14. Superou em muito o grande sucesso A Menina Que Roubava Livros, pelo texto coloquial, o suspense e o personagem carismático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo!
      siim! uma leitura maravilhosa não é mesmo?!

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)