Resenha: Kurt Cobain: A construção do mito

“Ninguém morre virgem, a vida fode com todos nós” – Kurt Cobain


Em Abril deste ano, fez 20 anos da morte de um dos grandes ícones do rock, Kurt Cobain. Acredito que a muitos já ouviram falar dele, espero que a maioria, ou da sua banda, o Nirvana, ou pelo menos já ouviram alguém tocando aquele “tum tum tum tum turum turum tum tum turum tum tum tum tum” de Came as you are no violão. Para marcar esta data o jornalista Charles R. Cross, que já havia publicado uma biografia de Kurt cujo título é “Mais pesado que o céu”, lançou ''Kurt Cobain: A construção do mito'', lançamento mundial em 2014, e no Brasil publicado pela Editora Nova Fronteira.

Adorei essa capa! Nevermind 20 anos mais velho.


Para começo de conversa, o livro não se trata de uma biografia, Cross passa as 172 páginas, tentando respondeu uma questão que lhe foi feita 20 anos antes: “Por que Kurt Cobain era importante?”. Em seis capítulos, cada um abordando uma temática, o autor explica a influência que Kurt teve nos seguintes aspectos: no cenário musical, no grunge e na cultura, no estilo e moda, em Seattle, no olhar dado as drogas e ao suicídio e por fim na vida de cada um.

“Como ser humano, Kurt muitas vezes demonstrou falta de bom senso e tomou decisões que magoaram muitas pessoas que se importavam com ele, sendo seu suicídio o exemplo mais óbvio. No entanto, mesmo seus demônios tiveram impacto sobre a cultura nas últimas duas décadas [...]”




O autor exemplifica a popularidade do Nirvana entre os adolescentes quase como um rito de passagem, assim como a leitura de O apanhador no campo de centeio (J.D. Salinger),  pela maneira sincera em que transmite as angústias, a sensação e busca por liberdade, além do mundo cheio de possibilidades que se tem. A popularidade do jeans desbotado, da camisa de flanela e do All Stars “sujo”, também é um reflexo da busca do adolescente pelo antifashion, proporcionado pelo visual grunge,  que foi difundido e associado com o sucesso do Nirvana.

“...nunca na história da moda se gastou tanto dinheiro na criação de um visual tão comum.”
Para que seja entendido o porque que o Nirvana, especialmente com o lançamento do álbum Nevermind, causou tanto impacto, deve-se entender que na década de 80 inicio da de 90 o cenário musical estava voltado para baladinhas suaves, um rock leve, o rock mainstream, além do inicio da ascensão do hip hop, que teve seu embalo cortado com o boom que foi o Nirvana. E pelas diversas bandas que tiveram portas abertas com o sucesso de Nevermind, mas que foram consagradas por méritos da sua qualidade musical.


“Embora almejasse loucamente o estrelato, ele não queria que transparecesse. Essa foi a origem da rixa de Kurt com o Pearl Jam: segundo ele, a banda pecava por desejar o sucesso de maneira muito evidente”
Uma narrativa simples e direta, sem aquelas mil delongas que muitas vezes se tem em livros cujo autor é jornalista e o assunto é grandes  personalidades. Sendo que, por mim, a maior façanha de Kurt Cobain: A construção do mito está no retrato sem idealizações, puxa-saquismos ou extremismos, ou seja, é apenas um conjunto de curiosidades sobre a vida do guitarrista e seu legado cultural.




13 comentários

  1. Oi, Lara tudo bom?
    Primeiramente, parabéns pelo blog. Muito bacana.
    Fiquei super na vontade de ter esse livro. Adoro Nirvana, e me interesso muito pela história do Kurt. Bom saber que não é uma biografia, sempre que via imaginava que era.
    Mas, além de visitar seu blog, vim avisar que te indiquei na TAG Conhecendo o Blogueiro. Espero que possa brincar nessa TAG. Visita lá meu blog [http://deamoresevicios.blogspot.com.br/2014/05/tag-1-conhecendo-o-blogueiro.html] e fica sabendo mais sobre a TAG e sobre mim <3
    beijo, e mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Este livro chega a ser melhor que mais pesado que o céu? Kurt foi o único que me fez ler uma biografia ahuahhuahuahuahua

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem bacana, principalmente paa quem curte a banda e etc, confesso que ele não me interessou muito, mas sei que muita gente tem curiosidade com relação a obra.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lara, adorei a sua resenha. Sempre que vejo que o livro foi escrito por um jornalista, já fico com um pé atrás. É bom saber que ainda existem jornalistas capazes de escrever um livro sem muita enrolação e puxa saquismo rs.

    Apesar de saber pouco sobre o Kurt e também sobre o nirvana (conheço algumas músicas só) o livro parece bastante interessante. Além disso, adorei a capa *-*

    Beijos.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara, tudo joia?
    Quem não conhece o Kurt né? Confesso que não li nada sobre ele, acho que por que não sou muito fã, por mais que aprecio o som que ele fazia.
    Adorei a resenha, e fiquei interessado em ler não só este livro, como também a biografia dele.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. 20 anos já se passaram? Oinn, tô velha mesmo, hehe.
    Como não gostar e se influenciar por Nirvana? Vi a Mari do Psychobboks falando deste livro e já tinha ficado me curiosa por ele. É fininho né, menos de 200 páginas.
    Deve ser uma leitura muito gostosa.

    Beijão enoorme.
    Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara tudo bem ?
    20 anos e todo mundo lembra dele né? Até a Courtney Love acabou ganhando super fama só por ser a namorada dele, dai ja da pra ter noção do fenômeno que era esse menino. Uma pena ter morrido tão jovem né?
    O livro parece ser super interessante, diferente por não ser uma biografia né, achei legal a idéia do autor.

    Beijos, Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lara. Que resenha sensacional!! Gostei do seu ponto de vista em relação ao Kurt sobre a "construção do mito" e concordo contigo. Gosto de biografias de grandes personalidades, talvez um dia tenha a oportunidade de ler sobre Kurt Cobain.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Shaai!
    Obrigada pelos elogios e pela indicação prometo que uma hora respondo! Adoro biografias, principalmente autobiografias, mas é bom ler por outro aspecto tambem!! :)

    Telemaco, AINDA NAO LI Mais pesado que o céu! mas tá na listinha com toda certeza!

    Thati,
    né?! tem uns jornalista que contam até o detalhe da cor da cueca do cara! não gosto disso! hahah! :)

    Filipe!
    Que bom que consegui te interessar!! espero que você, quando ler, adore! :)

    Vaaan!!!
    Aproveita, é daquele tipo de livro que lê numa sentada, rapidinho que só!

    Ivana,
    Courntey entro na onda da fama alheia e por pendurar uma melancia no pescoço pra aparecer! Como um cara simples como ele vivia com uma mulher tao espalhafatosa eu nao consigo entender!! haha


    Paulo!
    obrigada!! :) também sou uma fã de personalidades, principalmente dos meus músicos favoritos! espero que essa oportunidade lhe vem logo, é tão rapidinho de ler nem vê passar!


    Um beeeijo,
    e obrigada pela visita pessoal! :)

    ResponderExcluir
  10. Olá Lara, não li nenhum dos 2 livros ainda, mas adoraria saber mais sobre a vida dele, sem duvidas foi um grande influenciador da forma de se olhar a vida.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou super ansiosa para ler a biografia agora! :)
    Depois de ler o livro, comecei a perceber que até meu guarda roupa tem influencias dele!!! haha

    um beijo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é lindo! eu adorei pelo fato de não ser uma biografia.. é mais um relato de um amigo próximo sobre Kurt, que mostra o artista, o mito como uma pessoa comum. Amei.
    whoosthatgirr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!
      temos uma opinião semelhante!
      eu tambem aaamei o livro

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)