Resenha: Ps, eu te amo

“Mire na lua e, se errar, você ainda estará entre as estrelas”


            Estava me enrolando para ler “PS, eu te amo” (PS, I love you) faz tempo, já que tinha visto o filme e queria dar uma esquecida na história antes de ler o livro e nessa me enrolei alguns bons anos para ler. O livro de Cecelia Ahern foi trazido para o Brasil em 2002 pela Editora Relume Dumará e, atualmente, reeditado pela Editora Novo Conceito.



            O livro conta a história de Holly, que recentemente perdeu seu marido e melhor amigo para um tumor no cérebro. Se transformando em uma jovem, inconformada e  solitária viúva. Sem profissão, marido e perspectiva Holly estava devastada, deprimida, até que sua mãe fala que havia um pacote com o título de “A Lista” endereçado à ela em sua casa. Isto a faz lembrar de uma antiga brincadeira dela com amado Gerry, dando-lhe um fiapo de esperança. Dentro deste envelope haviam cartas para ela, com instruções de Gerry sobre o que fazer, sem ele por perto.

“Era hora de parar de se esconder na escuridão e de manter a cabeça erguida e ficar face a face com a verdade”

            Durante 398 páginas a protagonista espera mês a mês, e nós esperamos com ela, para poder abrir uma nova carta – instrução de Gerry, claro. Em cada uma delas há um desafio à protagonista, que seriam insuperáveis sem a ajuda de suas divertidíssimas amigas e de sua barulhenta e amorosa família.



“Nenhuma daquelas coisas preenchia o vazio de seu coração; era como se seu corpo tivesse se tornado um grande quebra-cabeça, exatamente como os campos verdes com suas bonitas paredes de pedra cinzenta ligando a totalidade da Irlanda”

            Mesmo sendo uma narrativa em terceira pessoa focada na Holly, em seu sofrimento e sua luta para sair do luto. Cecelia não desmerece seus outros personagens que também passam por conflitos e pesares.  Sendo assim um enredo cheio de altos e baixos, com diálogos por vezes engraçadíssimos outras vezes reflexivos. Sempre dentro de um universo feminino, que é impossível uma mulher não se identificar, pelo menos um pouquinho.

“ (...)- Que lutar pela paz é como transar para manter a virgindade”

            “Ps, eu te amo” é uma linda história de perda, sofrimento, superação de maneira leve e intensa. Tudo bem que Holly é extremamente dramática, mas tentei não julgar, afinal se fosse eu no lugar dela, acho que ia reagir ainda pior....

Nada como Bridget para demonstrar o quão alguém pode ser dramática


  ....E Gerry... fez o que todos sonham em fazer, poder  fazer a diferença para seus entes queridos mesmo não estando mais por perto.

“(...)De qualquer forma, é para isso que servem os irmãos e irmãs, para fazer com que a vida uns dos outros se torne o mais difícil possível enquanto crescem...”

O que torna o livro incrível é a maneira realista das reações que cada personagem tem nas diferentes situações. Há tanto reações de ciúmes, inveja e raiva, como de amizade, suporte amor e carinho. O final é surpreendente – é sério, eu realmente não esperava – e nos deixa a mensagem que perder alguém, é horrível, o fim de uma história, mas também pode ser o início de uma vida nova.

“– Holly, você prefere comer ou ficar maravilhosa? – Ainda valia a pena pensar a respeito?”

            Bom na versão que eu li, a da Editora Relume Dumará, há diversos erros de digitação e traduções desnecessárias – como chamar o drink Sex on the Beach de Sexo na Praia, ou ainda traduzir, sem deixar referências trechos da música With a Little Help From my Friends – que me incomodaram bastante e espero que na nova edição estejam corrigidos. Mas de qualquer jeito nada que estragasse a leitura envolvente, que me fez rir alto, querer ter amigas, como as de Holly, sempre por perto e principalmente  segurar o choro.

            Por fim para aqueles que já viram o filme, não se preocupe, como sempre, a adaptação está muuuuuuuito diferente do original, para os que não viram, segue abaixo o trailer:





14 comentários

  1. Olá!!
    Obrigada pela visita em meu blog!
    Nossa eu assisti o filme a alguns anos atrás, me lembro de ter gostado muito, pelo que me lembro a história é muito linda, preciso ler o livro qualquer dia desses :)
    bjuuus

    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Esse é um dos meus livros/filmes favoritos ♥ a história é maravilhosa e os personagens ainda mais. Lembro de ter visto o filme primeiro, mas sinceramente, não sei dizer qual dos dois é melhor, pois ambos são ótimos.
    Eu li o livro da Novo Conceito, então não tive problemas com a tradução *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu gostei bastante, além de lindas frases o livro mostra a situação verdadeira, a dor, o luto, a reconstrução, o amor de uma forma tão grandiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu havia visto o filme muito antes de ler o livro, daí depois que li fui correndo assistir o filme novamente e me surpreendi com a quantidade de mudanças que fizeram na adaptação. Sou mil vezes mais o livro que é muito bom!!!

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/05/promocao-o-amor-esta-na-banca.html

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é simplesmente perfeito, um dos meus favoritos!! Mas não tenho muito interesse em ler o livro porque geralmente não gosto de livros nesse estilo, apenas filmes (vai entender né kkk)
    Parabéns pela resenha, adorei.
    http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu só vi o filme, e assim como você, fico adiando a leitura... Talvez por ter muitos livros na lista! É bem provável que seja isso rs

    Quando leio um livro que tem um grupo de amigas como esse, sempre fico morrendo de inveja! È tão difícil encontrar amigos, de verdade, sabe?

    Adorei a sua resenha, e o blog continua lindo ^^ Beijos!!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ver esse filme e ler o livro, mas ainda não foi possível.
    Entretanto todos elogiam tanto o trabalho da Cecelia como a autora e como o filme foi inspirado no livro logo eu poderia tentar conferir o filme. Adorei os gifs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Lara, tudo bem ?
    O livro parece lindo, e super triste também. Não gosto quando alguem morre, nem nos livros...rsrs. Eu tenho uma coisa de me apegar com os personagens e sofro quando eles morrem (é sério...)
    Essa autora é super comentada e esse livro é bem famoso. Quem sabe mais pra frente eu leia.
    Sua resenha ficou ótima.

    Beijos, Ivana
    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lara, joia?
    Gosto de histórias que representa uma superação, acho que histórias assim podemos tirar bons proveitos para nossa vida.
    Ótima resenha, ainda quero conferir o filme e o livro...

    www.booksever.blogpot.com

    ResponderExcluir
  10. Legal o poste, eu adoro o livro e o filme, tudo bem que se for comparar os dois vai se encontrar muitas diferenças, mais são lindos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou suspeita em falar da Cecelia Ahern ♥ Tenho uma paixão enorme pelo livro A Vez da Minha Vida.
    PS: Eu Te amo é muito fofo, quando li o livro pensei que iria chorar que nem louca, como no filme, mas não. Achei o livro super positivo ♥
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  12. Que bom que também tem uma boa impressão de Cecelia e de Ps eu te amo!! :)) Eu adorei a leitura, muito mais que o filme!

    obrigada pela visita!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho liiiindo esse livro, um dos meus favoritos!
    Também amo o filme, apesar de ambos serem bem diferentes um do outro! hehehe
    Beijos, Lerissa :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Siim os dois são liiiindos né?! :)
      Cada um da sua maneira!

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)