Resenha: Morte Súbita

Grandes histórias sobre pequenas coisas.




            Tenho que admitir que o que me levou a ler Morte súbita (The casual Vacancy) – editora Nova Fronteira, 2012, foi única e exclusivamente a autora, Joanne Kathleen Rowling, vulgo J.K. Rowling, que escreveu aquela saga, que marcou muitos, sobre um jovem bruxo que perdeu os pais ainda bebe e ganhou uma cicatriz, em forma de raio, na testa, sabe aquela?! Então...

            Pois bem a trama conta um curto período de tempo, em um vilarejo, que como em um dominó quando se tira a peça de equilíbrio, a morte de Barry Fairbrother atinge a vida de muitos personagens.

            No começo da leitura, achei que a Rowling iria me decepcionar ao mudar o alvo de leitores, de uma leitura infanto-juvenil para uma leitura adulta, pois com a constante mudança personagens, e seus pontos de vista, torna a leitura cansativa. Contudo ao decorrer da trama, ao assimilar as particularidades de cada um, ela fica mais interessante e o leitor acaba criando seus preferidos e torcendo para que ele tenha sucesso nas suas ambições, e quando viu terminou de ler a 500 páginas em dois tempos. O que enfatiza a autora brilhante que ela é, independente de que público pretendeu atingir.

            É incrível como no decorrer da história, há a percepção de que um fato cotidiano, como a morte de alguém (não me entendam mal, centenas de pessoas morrem todo dia ao redor do mundo, por velhice, por doença, por "ene" motivos), afeta uma gama de pessoas que, a princípio, não era visível nenhum elo entre elas. Assim como o fato de que Pagford, pode  ser comparada com um bairro, ou uma pequena cidade, ou até um país, pois é afetada por diversos problemas das mais distintas ordens, como violência, políticos, familiares e o poder da internet, que são comuns no dia-a-dia de centros urbanos.


            Ou seja, em A morte súbita pequenos fatos do cotidiano se transformam em uma grande história que vai atiçar a curiosidade e empolgar o leitor até a última página.

9 comentários

  1. Depois desse post me interessei pelo livro, vou ler.. :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom Jéééé! :)) espero que goste!! depois me conta.

    beeeijo!

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Não sou muito fã de J.K., li os livros de HP e não achei tanta coisa, cheguei a ler só o primeiro, achei os filmes bem mais legais. Não tenho muita curiosidade de ler os outros livros dela :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. poxa que pena! mas também se todo mundo gostasse da mesma coisa, o que seriam dos odiados?! :)

    um beijo

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um livro que foi feito pra ser um seriado, impossivel

    Alias uma frase que define este livro é: Ninguém presta

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Telemaco
    Devia ser um seriado mesmo! hahah nao tinha pensado nisso!


    um beijo lara!

    ResponderExcluir
  7. Vim ler esta resenha porque amei este livro, assim como todos da J.K. Rowling. Aquela sensação de dor de quando Dumbleodore morre ela se repete na morte de Crys!Ela sabe passar do drama profundo a fatores cotidianos como ninguém. Mas, li o comentário sobre série e este livro vai virar série mesmo pela BBC One. Eu estou louca por esta estreia!

    http://conversapraiaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lara,
    Tenho que confessar que só li Morte Súbita por causa da autora.
    J.K. também sabia disso e por esse motivo queria publicar usando pseudônimos como é o caso de O Chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling).
    A escrita dela é típica, em qualquer que seja o público ou tipo de livro a escrita dela sempre me envolve.

    Agora só me resta esperar pelo O bicho-da-seda ('The silkworm').
    Beijos,
    Diego - literamusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Diego!
      então, a J.K. mostrou que que não quer apenas lançar livros para fazer sucesso só por ser ela que escreveu. Uma pena ter vazado seu pseudônimo!
      queria que ela conseguisse ficar no anonimato, como era sua intenção!

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)