Resenha: Cash

“Sometimes I am two people. Johnny is the nice one. Cash causes all the trouble. They fight” – Johnny Cash


Johnny Cash é muito mais que dos maiores nomes da música Country Norte-americana, e isso ficou explícito quando eu li sua autobiografia intitulada “Cash”. Escrita em 1997, com co-autoria do jornalista Patrick Carr, seis anos antes da morte do músico. Foi publicada aqui no aniversário de 10 anos da morte dele, ou seja em 2013, pela Editora LeYa.




Em 244 páginas Jhonny narra, em primeira pessoa, sua vida pessoal e profissional de maneira intensa e detalhista. Muitas autobiografias, são muito parciais, ou seja, editam sua vida de maneira a ficar super interessante, contado apenas episódios marcantes e significativos, o que dá impressão de uma vida frenética, como se fosse um tobogã cheio de altos e baixos. Mas esta não é, Cash descreve detalhes de sua vida diferente daqueles que já são de conhecimento público, conta detalhes que para muitos podem não ser interessantes, mas que para ele teve alguma relevância e valem a pena serem mencionados.



“Lendas e mentiras, tolos e bêbados, velhos amigos e anjos. Todos têm o seu lugar neste livro."

 Claro que grandes fatos, como  sua infância nos campos de algodão, a morte de seu irmão, a guerra, seus casamentos ou seu envolvimento em drogas são mencionados. Contudo o livro não se atém a somente isto, conta da sua vida em casa, dos seus filhos, dos amigos, de quem está ou passou em sua vida e deixou alguma marca. Esse relato é totalmente fora de organização, ele até tenta estabelecer uma cronologia, contudo o livro, parece mais como suas lembranças sendo escritas na ordem em que elas lhe vieram à mente. Ou seja, se você está a procura de livro à lá “Johnny e June” está no lugar errado.


“Não há escapatória à dor e à perda: você pode evitá-las tanto quanto quiser, porém mais cedo ou mais tarde vai ter de encará-las, atravessá-las e, com sorte, chegar ao outro lado. O mundo que encontrará nunca vai ser o mesmo que deixou”

            Cash, foi o “Man in black”, o pai, o marido relapso – para Vivian, sua primeira esposa -, o marido apaixonado – para June sua segunda e última esposa -, foi o cantor, foi o compositor, mas acima de tudo ele devoto do que ele acreditava. E por mais incrível que pareça, o músico dos presidiários, o viciado em anfetaminas era um Cristão muito devoto, e ele faz questão de frisar isso. Isso pois muitos dos seus fãs ignoram, ou preferem ignorar este fato, por razões, que não sou ninguém, para julgar.


“Eu estava cheio de vergonha e ego, cansado de decepcionar as pessoas”

            Eu como fã do músico e uma apaixonada por autobiografias, adorei ler mais sobre quem está por trás do traje preto. O livro não relata muito sobre seu vício, que é apenas parte de sua vida e é bem mais comentado em seu outro livro “Man In Black: His Own Story in His Own Words”. Não acredito que seja um livro apenas para fãs, acredito que é um livro bem escrito, que mesmo se não for fã da músico, quem lê esse bate-papo com Johnny, acaba ficando fã do homem. Mas claro, que quem já gosta de sua música terá um prazer ainda maior em ler.




            Para quem não conhece pode clicar aqui  e ouvir algumas das músicas de Johnny Cash, que influenciaram os mais diversos cantores atuais, ou aqui e ver o trailer do filme, Johnny e June (Walk the Line),  da vida dele com sua segunda esposa June Carter.

16 comentários

  1. Ainda não li essa autotobiografia, mas parece-me um excelente livro, visto que não trata apenas de "polêmicas". Gosto disso, pois às vezes a celebridade parece ser um ser insistente, se é que você me entende.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não gosto muito de ler biografias e autobiografias, mas com certeza daria uma chance para esta, pois também sou super fã do Cash ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse cantor e nem curto muito ler esse tipo de livro, mas a vida dele realmente parece ser interessante.
    Se tiver oportunidade com certeza lerei.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lara!

    Confesso que não me interessei pela leitura desse livro. Mas fico feliz por ter gostado da leitura!

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler, tenho aqui mas as ocupações não deixam ç.ç -ressaca literaria de biografias tb- </3
    XOXO

    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro biografias, especialmente de músicos antigos, que não conheci.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi várias músicas dele, mas nunca fui fã. Concordo às vezes que autobiografias podem ser interessantes até para quem não é fã ler, mas geralmente, quem não for fã, não vai querer gastar seu dinheiro para ler algo que não é de alguém que realmente admira.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, eu conheço a vida dele só através do filme, mas como é um artista que eu admiro, leria o livro numa boa.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Só leio biografias de pessoas por quem eu realmente me interesso, como não sou fã dele, não me interessei pela leitura. Não é meu estilo preferido, por isso, mesmo você acreditando que vale a pena ler mesmo sem ser fã, não acho que isso se aplique a mim. Mas que bom que gostou!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Nem me interessei por leituras, nem tenho muita vontade de ler Bibliografia.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de biografias, prefiro a boa e velha ficção.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  12. Bom ainda bem que tem quem ficou curioso e quem não teve interesse, o que seria do azul se todo mundo gostasse do amarelo né?! :)

    Obrigada pela visita pessoal! :)
    um beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Lara!
    ao contrário de muita gente, eu gosto mto de biografias! recentemente li uma do Johnny Ramone e gostei muito. Essa do Cash eu já vi e fiquei morrendo de vontade de ler, pois gosto muuuito das músicas dele :)
    beeeijo! Carol P.

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
  14. Eu vi este livro e fiquei encantada.
    Adoro biografias e autobiografias e esta está na lista.

    Adorei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o músico nem o livro O.o Mas gostei da resenha que pelo que parece o livro é beeeem detalhista. Mesmo no que o leitor não acha necessário.
    Gostei!

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal!
    Obrigada pela visita!

    Espero que tenham a oportunidade de ler sim! e quando ler postem uma resenha, para ver se nossas opiniões batem! :)

    um beeijao!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)