Resenha: Feita de Fumaça e Osso

“... A vida longa é um fardo quando vivida em sofrimento.”

            Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha lido muito a respeito de Feita de Fumaça e Osso (Daughter of Smoke and Bones). Contudo estava passeando em um sebo e bati o olho na capa e me apaixonei, pensei assim “Não vou ler resenhas, sinopses, NADA. Quero ver se a trama me ganha como ganhou a capa!”.  O livro escrito por Laini Taylor, foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2011.



             Nossa protagonista é Karou, uma menina que vive no mundo dos humanos, estuda artes, namora babacas... mas que de normal não tem nada. Têm cabelos que nascem azuis, muitas tatuagens pelo corpo, uma até que não nem lembra de ter feito, e uma espécie de família adotiva completamente fora do comum, figuras semi-humanas semi-animais.

“Um pênis que não seja essencial? – repetira Karou, adorando a frase apesar de sua tristeza. – Existe algum que seja essencial?!”

            Brimstone é a figura mais próximo de pai que Karou conhece, é chamado por ela de Mercador de Desejos, pois negocia desejos por dentes. Muitas vezes convocando Karou em tarefas, com o intuito de recolher seus pagamentos. Mas ela já está farta desta bolha de ignorância, o que ele fazia com os dentes?! Havia mais criaturas místicas além de sua família?! Qual era o mistério que envolvia Brimstone e uma porta pela qual ela não podia ultrapassar?! Além de que não aguentava mais mentir sobre essa sua vida dupla para Zuzane, sua melhor amiga.




“Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando”

            Todas as portas que levam ao mundo místico de sua família começaram a ser marcadas com mãos negras. Simultaneamente Karou conhece Akiva, um serafim, mas também um inimigo.... A partir de então ela começa a conhecer mais sobre os mundos que  a cercam e sobre uma guerra sem precedentes.

“Ele a envolveu nos braços e a trouxe para junto dele, Karou e Akiva eram como dois fósforos riscados um contra o outro para inflamar como a luz das estrelas.”

            Bom Laini Taylor ganhou muitos pontos pela sua originalidade, pois pega um assunto tão batido como serafins e guerras contra outros seres e consegue fazer uma trama muito diferente do que estamos acostumados. Muitas vezes pensei que fosse uma coisa e acabou sendo completamente outra. Além de não ter toda trama com enfoque no romance e sim no mundo criado por ela, na guerra e em seus propósitos. Gostei da narrativa em terceira pessoa, intercalando os pontos de vista de Akira e Karou, que por terem conhecimentos diferenciados do mundo, proporcionam visões totalmente das situações.

        
  
            Contudo achei a trama um pouco enrolada, são 382 páginas e pelo menos 100 são desnecessárias, em muitos momentos a leitura é apenas para continuar de uma vez o livro, mas sem mexer com a emoção e a curiosidade do leitor. Além de Karou, uma personagem forte com princípios acima de qualquer coisa, nenhum outro personagem me conquistou, deixando a trama muito dependente dela, sem aquela rota de escape, ou aquela torcida pelos secundários sabe?!

“Porque você mora ali. Você não vai desaparecer assim Karou. Isso não é como um maldito livro sobre Nárnia”

            O livro em si não me ganhou como a capa, ou seja comprei achando que era um pote de sorvete... mas era feijão. Contudo o final é totalmente surpreendente e foge de todos os clichês, deixando em aberto o que irá acontecer com a protagonista e o serafim em Dias de Sangue e Estrelas, o segundo volume da série. Se Taylor seguir a mesma linha de raciocínio pode vir ser uma trama completamente diferente do que eu imagino. Mas meu motivo para continuar a série é porque sou persistente e pela esperança que melhore, não pela curiosidade ou vontade despertada.



“Esperança? A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nela, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantém isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica.”



2 comentários

  1. Heey!
    Eu já ouvi falar muito desse livro, já li várias críticas positivas e negativas. A sua resenha está fascinante!
    Eu também acho decepcionante quando você vai com tanta sede ao pote e percebe que não é tudo aquilo que você esperava...
    Amei seu blog, não pude deixar de seguir!
    Abraços!!
    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara, esse livro sempre me chamou atenção pela capa também, mas se você está me dizendo que vem feijão no pote de sorvete, nem vou me dar ao trabalho!
    Indiquei o blog para responder a tag 7 coisas!
    Grande beijo
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)