Resenha: Os Instrumentos Mortais - Cidade do Fogo Celestial


“Tempere-nos com fogo e nós cresceremos mais fortes. Quando nós sofremos, nós sobrevivemos”*


Finalmente soube o final da série Os Intrumentos Mortais (The Imortal Instruments) escrita pela Cassandra Clare e composta por seis livros: Cidade dos Ossos, Cidades das Cinzas, Cidade do Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e por fim Cidade do Fogo Celestial (City of Heavenly Fire), que é o motivo da resenha de hoje. Todos títulos associados a  Editora Galera Record, sendo o último previsto para ser lançado ainda este mês. 
*Se você não leu a série pode conter Spoilers dos livros que antecedem Cidade do Fogo Celestial, contudo não há spoilers deste*



Sebastian está transformando todos os Caçadores de Sombras em Caçadores de Sombras Negros. Invadindo Institutos, com seus mais recentes aliados, forçando os Nephelim a beber do seu Cálice das Trevas, fazendo os que sobraram se refugiarem em Idris.
“- Esse é – disse Isabelle em voz baixa e surpresa – Irmão Zacariah?! Quando ele ficou tão gostoso?!”* 
Todos os integrantes do Mundo das Sombras, estão acuados, amedrontados com essa ameaça iminente. Todos os olhares se voltam para Jace, que tem o Fogo Celestial correndo em suas veias, todavia ninguém, nem mesmo ele, sabe como controla-lo. Surge então o impasse entre os integrantes do Submundo, será que devem se aliar ao Caçadores de Sombras, honrando os Novos Acordos,  ou se aliar a Sebastian, que parece ser o lado mais promissor?!
“- Você se preocupa com ele? – perguntou Emma a Alec, gerando uma surpreendente risada nele. – O tempo todo – disse ele – Jace poderia se matar colocando suas calças de manhã. Ser seu parabatai é um trabalho de tempo integral”* 
Neste último volume Jace, Clary, Simon, Izzy, Alec e seus amigos, estão novamente juntos em busca de como parar Sebastian, tentando descobrir como usar a arma que possuem, como se manter vivos, além claro de desvendar o que sentem realmente um pelo outro.



Confesso que esperava muito menos deste livro, pois achei os três primeiros livros muito melhores que os dois que o seguiram. Até então achava que a série poderia ter encerrado em Cidade de Vidro, que seria um excelente final, contudo Cassandra me surpreendeu neste último volume, está sensacional! 
“Todo mundo tem potencial para ser extraordinário. Enquanto você tiver uma alma e livre arbítrio, você pode ser o que quiser, fazer o que quiser, escolher o que quiser”*
Clary amadureceu muito, como mulher, como Caçadora de Sombras, deixando aquele lado inseguro e chato que surgiu em alguns momentos na série. O Jace deixa de ser aquele dos últimos dois livros e volta ser o Jace que todas nós adoramos! Todos os demais personagens são muito melhor desenvolvidos, com a Isabelle ainda mais envolvente, Simon mostrando toda sua inteligência e um  carisma muito mais contagiante, mas o que mais me surpreendeu foi Alec ,que foi muuuuito melhor caracterizado, mostrando os seus “porquês” e finalmente caiu nas minhas graças!


Foram 725 páginas (em inglês) de incontáveis cenas de ação, conflitos e romances, fazendo você não desgrudar os olhos do livro, prender a respiração até conseguir soltar um suspiro de alívio, um “ooownn”, ou ainda uma gargalhada! Há uma variação maior de pontos de vistas, mostrando ao leitor os acontecimentos em cada face da guerra, entre os Vampiros, os Feiticeiros, os Lobisomens, Sebastian, a Clave e é claro com o grupo de amigos mais aleatório do Mundo das Sombras, que faz a trama ficar ainda mais intrigante.
“- Heteros – declarou Alec – Por que eles não conseguem se controlar?! – É um mistério Simon concordou”* 
Um ponto que eu não gostei do livro foi a introdução dos personagens da nova trilogia de Cassadra “Os Artifícios das Trevas” (The Dark Artifices), que tiveram uma aparição um pouco excessiva, para quem não planeja ler esta nova série é totalmente desnecessária, mas convenhamos é uma excelente jogada de marketing. Por outro lado há uma breve continuação de Os Instrumentos Infernais (The Infernal Devices), que eu adorei!
Portanto  Cidade do Fogo Celestial  é muito mais que uma final incrível para Os Instrumentos Mortais, mas uma introdução a Os Artifícios das Trevas e as explicações que faltaram em As Peças Infernais. Ou seja, para quem gosta de Cassandra Clare e suas séries, será um livro para terminar de ler e guardar com muito carinho.

“Nós somos todas as peças do que nós podemos lembrar. Nós seguramos em nós mesmos as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Desde que haja amor e memórias, não há uma perda real”*

*Tradução livre.

44 comentários

  1. Sempre ouço comentários positivos a respeito da saga... Acho que cometi o erro de assistir ao filme antes e aí acabei perdendo o encanto pela história, sei lá. hm

    Que bom que a saga terminou de forma positiva, pelo menos. Numa saga grande sempre tem um livro ou outro onde achamos que a autora não se saiu tãão bem :/

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati! :)
      Siiim, eu vi o filme antes também, mas cedi a curiosidade de saber "como um livro tão comentado pode ser um filme tão ruinzinho?!" e fui ler! O filme é anos luz pior que o livro, se um hora surgir a curiosidade aproveite, que acho que você vai gostar sim! :)

      Séries muito longas sempre tem os livros que todo mundo ama e aqueles que da vontade de jogar fora, na minha opinião esse são exemplos do volume 4 e 5 desta haha :)

      um beeeijo!

      Excluir
  2. Foi o primeiro livro que li em inglês ahuhahuahua e olha que devorei em apenas 3 dias ahahuahuhua

    Faço das minhas palavras as suas, esse volume elevou a série a um nível muito alto e só pelo fato dela não ter matado nenhum do "núcleo" principal já me animou

    Bjs
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco!
      Cuidado com os SPOILERS! Vai que alguém tá lendo o comentário e ainda não leu o livro né?! :)
      Que bom que começou a ler em inglês, é uma ótima maneira de aperfeiçoar a língua, pelo menos na gramática e na leitura, além de sanar nossa curiosidade antes! Achou complicado?

      Um beeeijo

      Excluir
  3. Obs.: Lara, o visual do blog mudou ou estou ficando louca? hm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuudei Thati!
      Mas na verdade sou uma eterna insatisfeita e um zero à esquerda nessa linguagem HTML!
      Qualquer hora acho que faço mais uma descoberta de como mexer nisso ou naquilo e já mudo tudo de novo! hahha

      Excluir
  4. já li todos os outros. e agora estou lendo princesa mecanica, o fogo celestial só vai chegar mes que vem :'(
    Vc me deixou mais desesperada por ler o fim dessa história1
    Bjs da Le
    http://leversosecontroversias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!
      Entããããão é muuuito melhor terminar de ler TID antes de ler CoHF! Não que vá mudar sua vida, mas você vai entender muito melhor algumas coisas e vai achar muito mais fofo hihi.
      Espero que você leeeia logo e o desespero passe, aliás por aí já tem o PDF em português, se for adepta a pirataria literária. :)

      um beeeijo

      Excluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler esse...
    Ficou ótima sua resenha :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!!!
      Obrigada!! Espero que você leeia e que goste muito!

      um beeijo

      Excluir
  6. Ótima resenha,adoro cidade dos ossos ;)

    www.booksafter.blogspot.com.br , da uma passadinha lá no meu blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan!
      Obrigada! :)
      Que bom que gosta, já leu a série ou viu o filme?
      pode deixar sim que vou com todo prazer!

      um beeijo

      Excluir
  7. Não li nada! Por que recém li "Cidade dos Ossos" e sabe como é né. Portanto meu elogio vai para o design do blog e para a organização das postagens e principalmente desta. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!
      Sei sim! super entendo! :)
      Espero que continue na série e adore!
      Obrigada pelos elogios, Feedbacks são super bem vindos, ainda mais os positivos né?!

      um beeijo

      Excluir
  8. Minha amiga é louca por essa série, gostaria de ler pra saber se é bom <3
    Mas gostei mtt da sua resenha, me deixou mais intrigada ainda :)


    beeijão
    http://semolhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Ai, eu também sou louuuuca por essa série haha! :)
      Obrigada querida! Aproveita que está intrigada e leeeeia, peça emprestado pra sua amiga, vale muito a pena! hihi Tietando um pouquinho ;B

      um beeeijo

      Excluir
  9. Oi, Lara!
    Nunca li nada da Cassandra, nao eh bem o meu estilo, mas sei do tremendo sucesso que ela faz e da multidão de fas que arrasta. Nem sei se me animaria a ler uma serie tão longa, mas quando a coisa eh boa vale muito a pena.
    Como vc citou o amadurecimento da personagem Clary, isso eh um ponto muito positivo quando lemos uma serie, pq podemos ver a superação dos personagens, o crescimento e o quanto a luta, a dor e as dificuldades fazem crescer. E trazer essas liçoes para nossa vida tb, por que nao?
    Acho que o estilo de Cassandra - bem comercial, concordo, mas muito divertido e que conseguiu a excelencia de ser referencia no seu gênero - vai continuar fazendo muito sucesso. Talvez seja mais curtida pelo meu filho adolescente, nao eh?
    Beijo!
    (Obrigada pela visita!)

    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!! :)
      Adoro a Cassandra ela me envolveu na leitura YA dela de um jeeeito arrebatador! Claro que ela também quer ganhar a vida e se achou a receita do sucesso, tá certa ela né?! Só acho que alguns autores, como o Sparks, acabam ficando tão na sua zona de conforto, porque sabem que é sucesso garantindo que ficam na mesmice! Espero que Cassandra não entre nessa e que sua nova série fuja um pouco do mesmo, que ela já apresentou em TID e TMI.
      Acho que ela foi escrita visada para adolescentes, mas minha mãe está lendo e está adorando também! Acho que livros não tem idade :)

      um beeeijão!

      Excluir
  10. Oioie ^^
    Menina, não me aguento de curiosidade até o dia 18! Estou tão ansiosa para ler esse livro que sonho com os personagens quase todos os dias...kkkk'
    Fico muuito feliz em saber que o livro é ótimo, e que os personagens estão ainda melhores, principalmente Clary que era o tempo todo uma chata, e Jace, que parece ter se perdido nos livros *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!
      Eu nããão aguentava de curiosidade e corri ler em inglês!
      Siiim! ninguem mais suportava as chatices da Clary e o Jace bizarro! Ela cresceu muito e isso ocorre logo de cara, sem aquele nhe nhe nhe chato! E Jace, geeeeente com seus dicursos enoooormes, que me fez me apaixonar por ele de novo! :)
      vou esperar sua resenha para ver se você gosta tanto como eu! :)

      um beeeeijo

      Excluir
  11. OI Lara, vim conhecer o seu blog e adorei, já estou seguindo.
    Eu ainda não li essa série, mas fico satisfeita em saber que o final lhe surpreendeu, e você falou com tanto carinho. parece que deixou saudades, adoro quando isso acontece, pois significa que se identificou com os personagens e que a história lhe marcou.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila!
      Obrigada, já já corro lá pro Leitora Voraz dar uma bizolhadinha... =D
      Sim, essa série me envolveu muito, gostei muito da escrita da autora além de rir muito e torcer pelos personagens!
      Se um dia tiver oportunidade de conhecer depois me conte viu? :)

      um beeijo

      Excluir
  12. Ahhhhhhhhh quero tanto mais tanto mesmo ler esta série e ainda não li nadica de nada.
    Triste, mas vou ler.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      Espero que leeeeeia! haha vale suuuuper a pena! :)

      um beeijo

      Excluir
  13. Gente, isso é sacanagem! Estou muito curiosa para ler esse livro, há alguns meses já. E pelo que vi o irmão Zachariah (James) vai aparecer nesse livro depois de "curado". Parece que realmente vai ser uma leitura interessante quando eu conseguir colocar as mãos num exemplar desse livro.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fláááá!
      Siiim, eu não estava me aguentando de curiosidade tambem! :)
      O Jem aparece e explica o que aconteceu com ele!! Fiquei suuuuper feliz!
      Espero que não demore pra por suas mãos em um exemplar!

      um beeijo

      Excluir
  14. Oi Lara!

    Sou apaixonado por Os Instrumentos Mortais, apesar de gostar muito pouco dos livros 4 e 5. Como você disse, a primeira trilogia seria um fim perfeito, mas fico feliz pela Cassandra ter criado As Peças Infernais. Apesar de estar muito ansioso para descobrir o fim e quem morre, vou adiar bastante a leitura. Talvez pro fim do ano!

    Beijos,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabe!
      Siiiim, o livro 4 e 5 são horríveis! Tem alguma coisa que dá pra salvar, mas em maioria só estragaram com a série!
      Porque adiar? hahah Minha curiosidade não iria me permitir, se não tivesse com o livro em mãos já estaria à procura de Spoilers hahahah! :)

      um beeijo

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, já vi muita gente falar bem, mas nunca li.

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ainda não comecei a ler essa série, mas quero muito, pois as resenhas que leio são em sua maioria positivas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Espero que consiga ler logo!! Vale suuuper a pena!
      Um beeijo

      Excluir
  17. Depois dessa resenha, fiquei com vontade de comprar todos esse livros dos Ossos agora!! rsrs
    Sério, estou pensando em ler e sua resenha do último me deixou com mais vontade!
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUUUUUU!
      Fiquei super feliz agora!!
      Espero que voce compre e deeeeevore-os como eu fiz e que goste muuito, é uma série que vale muito a pena! :)

      um beeijaaao

      Excluir
  18. Oii,

    Já vi muita gente falando dessa serie de livros, mas ainda não tive a oportunidade de comprar. Gostei da sua resenha :D :D Assim que der esse vai ser minha nova aquisição *-*

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana!

      Entãão eu sou suspeita, porque adoro e super indico pra todos! Espero que essa aquisição venha logo! :)

      um beeeijo

      Excluir
  19. Tenho muita curiosidade de ler essa Série de livros cara, sério. Além das capas serem lindas ,as pessoas comentam tão bem da Cassandra Clare que estou realmente com muita vontade de ler ,principalmente por ter completado todos os livros e não ter que ficar ansiosa para outro lançamento kk. Não li muito a resenha por comentar que teria spoiler de outros livros da série ,então resolvi não arriscar. Mas pelo que vi ,a resenha está maravilhosa e me deu mais vontade ainda de ler. Sucesso minha querida ,já estou te seguindo e amei seu blog >.<
    Sucesso e um grande abraço gordo da Iris <3 kkkk
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris!
      Ficar esperando o lançamento das seqüências é anguuuustiante né?! :)
      Espero que você tenha a oportunidade de ler logo! São incríveis mesmo!
      Obrigada querida Já estou a retribuir!

      um beeeijo

      Excluir
  20. Oi onde consigo o livro em PDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi nicole!
      Procure nos grupos no face, eu já gente postando por lá!
      eu não li em PDF, se não te passaria com toda certeza!

      um beeijo

      Excluir
  21. Oi, Lara!

    Sou um grande fã da série ''Os Instrumentos Mortais'' e estou muito ansioso para ler COHF. Ainda mais agora, com sua resenha! rsrs Parabéns, ficou ótima! :)

    http://tonylucasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tonyy!!
      Que boom que gostou! Espero que seu exemplar chegue logo!! Quero ver sua resenha! :)

      um beeijo

      Excluir
  22. Oi Lara!

    Menina do céu, eu ainda não consegui ler o último volume da minha saga preferida (depois de Harry Potter, é claro), acredita? Mas pensa numa pessoa que teve o coração partido em milhões de pedacinhos minúsculos com "Cidade das Almas Perdidas"... Ai, Malec, ai meu coração, ai Deus... HUAEHAUEHUAEH Espero que o desfecho seja tão perfeito quanto a série!

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Tenho certeza que você vai amar o desfecho de Malec! Da uma introdução as Cronicas de Bane! hahaha Magnus é sempre um fofo! Melhor personagem da série de looonge! ahahah
      Vou esperar a resenha quando ler viu?

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)