Sejamos Infinitos...
Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.
Quem não ficou com vontade de abrir seus braços em uma caçamba de caminhonete, dentro de um túnel, e se sentir infinito como Charlie, Sam e Craig, depois de ler As vantagens de ser invisível (The perks of being a wallflower)?! Escrito por Stephen Chbosky o livro foi lançado no Brasil pela Editora Rocco em 2007.
O livro é contado a partir de cartas que Charlie manda para um leitor desconhecido, em uma cidade desconhecida. Tudo que é escrito é o que o garoto pretende compartilhar, dentro de seu próprio mundo de interpretações. O que torna o livro único é a honestidade e ingenuidade com que ele age e descreve os fatos ocorridos, suas descobertas, seus sentimentos.
“Eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas.”
Charlie é um garoto de 15 anos. Que perdeu sua Tia, a sua pessoa favorita no mundo, muito criança, e seu melhor e único amigo comete suicídio, o deixando sozinho em uma nova etapa estudantil: o ensino médio.
Logo de cara conhece Bill, o professor de inglês, que percebe em Charlie um grande potencial, indicando livros para leitura extra como Hamlet, O grande Gatsby, O sol nasce para todos, O apanhador no campo de centeio, etc. Mas o grande diferencial de Bill, é que ele o incentiva a participar mais.
“É muito mais fácil não saber das coisas de vez em quando.”
E nessa procura de espaço no mundo adolescente, acaba conhecendo Sam e Craig, junto com eles todo um grupo, das mais diferentes personalidades, no qual estão inseridos. Com isso Charlie começa a aprender mais sobre si mesmo, sobre como conviver com o diferente, mudando sua rotina, mudando seus conceitos. Amadurecendo.
Durante a trama você vai encarando cada personalidade, seus dramas e suas ambições e, principalmente, seus conflitos. Muitas vezes, esses conflitos, abordam temas polêmicos, como homossexualismo, gravidez na adolescência, violência doméstica. Contudo, como é contado a partir das observações de Charlie, tais assuntos, que poderiam deixar a leitura pesada, adquirem a pureza e inocência do seu narrador.
“Deixei que o silêncio colocasse as coisas no lugar em que elas deveriam estar”
Essa inocência incomum em um garoto de 15 anos, faz perceber que tem algo errado com Charlie, que no final fica bem claro. Mas tal característica me fez me irritar com o protagonista em alguns momentos, ELE NÃO SE IMPÕE, é extremamente submisso e maria-vai-com-as-outras, tudo bem que, se justifica, mas não deixou de querer dar umas sacudidas no Charlie durante a leitura.
Não que não tenha gostado do final, ou do livro, muito pelo contrário eu adorei! Mas acho que Chbosky, deixou o pra por “os pontos nos is” muito no final, acredito que se tivesse se adiantado um pouco e trabalhado mais com o desfecho do livro, ele ficaria ainda mais interessante.
“Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas. E essa era ótima.”
O livro é composto por uma trilha sonora, (sim, trilha sonora!), que ao decorrer do enredo, não tem como não procurar ouvir as músicas, que são tão marcantes. Afinal quem nunca procurou a música certa para cada momento?! Para cada sensação?! Ou para cada pessoa?! Meu primeiro impulso quando acabei de ler, foi correr pro youtube e ouvir, repetidamente, músicas como:
- o Asleep – The Smiths;
- o Dear Prudence – The Beatles;
- o Daydream – Smashing Pumpkin;
- o Blackbird – The Beatles;
- o Dusk – Genesis;
- o MLK – U2.
Bom, este livro, também, já teve sua adaptação às telonas, que foi dirigida pelo próprio Stephen Chbosky, e esse eu adorei. Mesmo trocando algumas músicas da minhas trilha sonora literária, as substituições não pecam por falta de qualidade. Uma escolha de elenco maravilhosa. Bom não vou me alongar, quem tiver curiosidade sobre o filme o trailer tá aqui:
OH MY GOD! Eu sou fissurada nesse livro! É tipo, um livro mágico e especial. Eu não canso de ouvir a playlist porque: 1- amo Beatles, 2- as músicas são significativas e 3- me faz sentir na pele do Charlie. "And in that moment, I swear, we were infinite" <3 Choro só de lembrar!
ResponderExcluirÓtima resenha!
Beijinhos <3
Um Blog Qualquer
Oi Nathy!!!
Excluirhahaha! Sim mágico, especial, uma fofura! :)
Adoro essa trilha sonora, acho que essa a 500 days of summer são minhas preferidas! :)
um beeijo
Ola tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, e por este motivo ainda não quis ver o filme, mas este mês consegui compra-lo! Estou esperando chegar para ler e ter ótimas impressões como as suas =D
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Jooooi!
Excluirvou esperar sua resenha então! :)
Espero que goste taaanto quanto eu
um beeijo
Eu ainda não li o livro e nem vi o filme , mas estou curiosa por ambos.
ResponderExcluirdetudoumpouco28.blogspot.com
Oii! :)
ExcluirEspero que goste!
Quero muito ler este livro, pois sempre vejo todos falando dele.
ResponderExcluirBeijos Fê :*
http://fernandabizerra.blogspot.com.br
Oii Fee!
ExcluirEspero que tenha a oportunidade! :)
é super gostosa a leitura
É o meu livro de cabeceira!
ResponderExcluirNão sei o que aconteceu, desde Harry Potter não lia um livro tantas vezes.
Adorei sua resenha
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Hahaha! Que bom Telemaco!
Excluiré o tipo de livro que cada vez que le, descobre um detalhe que tinha deixado passar né?!
um beeijo
O Livro eu ainda não tive chance d eler, mais gostei do filme.
ResponderExcluirCurti a resenha.
http://momentocrivelli.blogspot.com.br/
Oi Denise!
ExcluirQue bom! Obrigada!
O filme é uma gracinha mesmo ahaha
um beejo
Oi Lara, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, acontece muita coisa ruim de uma única vez na vida dele. Talvez seja por isso o motivo da insegurança dele, de ele não ser impor, talvez ele não queira mais perder as pessoas. Fui lendo sua resenha e me encantando com a história dele e como sou uma apaixonada confessa por cartas, tenho certeza de que irei amar esse livro.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Cila! tudo ótimo e com você?
Excluirsim, ele é bem introvertido, nota-se que ele não superou todos seus demônios sabe? mas não deixa de ser um pouco frustrante a falta de atitude sabe?! ;x
Espero que você realmente se encante com o livro! É lindo!
um beeijo
Oi, Lara, tudo bem?
ResponderExcluirTenho MUITA vontade de ler o livro e assistir ao filme. Parece ser incrível.
Beijos,
Sorteio: livro “Hathor”
Nina! Tudo ótimo e contigo?! :)
Excluirnão perca tempo, baixe o filme é rapidinho e se gostar vai atras do livro!
Super recomendo!
Curto muito, mas acho que me decepcionei porque na epoca em que li as pessoas estavam no momento febre e eu acabei esperando muito D:
ResponderExcluirXOXO
onthislastday.blogspot.com
Oii!
Excluiraah, que pena! É horrivel criar expectativas em excesso né?! =/
um beeijo
Oi Lara!
ResponderExcluirVejo todo mundo elogiar esse livro, mas assisti o filme (que a maioreia também diz que é muito bom) e me desanimei. Acho a premissa interessante e os personagens parecem ser bastante reais (Charlie lê Fitzgerald e Hemingway...já gosto dele sem nem conhecê-lo de verdade, rsrs), mas perdi o interesse de conferir a história original. Quem sabe um dia?
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com
Mari! Sério?!
ExcluirAchei o filme tão bom! se achou tão interessante porque desanimou? não entendi ;x
é pelo fato de já ter visto o filme? haha
espero que esse dia venha logo e que curta muito!
um beeijo!
Muito bom esse filmes, ja andei até vendo algumas partes desse filme na internet, e achei interessantes, ainda não li o livro e nem assistir por completo o filme, mais parece ser muito bom.
ResponderExcluirMixacao | Um blog teen para quem pensa mix.
Oi Thiago!
Excluirsão excelentes! Se tiver a oportunidade leia e veja por inteiro! :)
um beeijo
Oi Lara!
ResponderExcluirEu não li o livro, mas já vi o filme e adorei.
Acabei me identificando um pouco com o Charlie, porque sou introvertida como ele.
A trilha sonora é mesmo ótima!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Sora!
Excluiro filme é uma graça né?!
sempre é uma alegria reparar nas diferenças semelhanças com os personagens né?! :)
um beeijo
Sério que o livro já tinha sido lançado pela Rocco? Adorei saber e prefiro mil vezes a capa original à capa filme. Ainda não li nem vi, mas já estou curiosa de tanto ouvir falar dele. Entendo o que vc quis dizer sobre o final, é ruim quando o desfecho tão aguardado não foi explorado como poderia. =/
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - Prazer, me chamo Livro
Sim! já tinha! Sou adepta das capas originais também! Por mais que muitas capas fiquem lindas com imagens do filme, sou muito mais a capa original! :)
Excluirque bom que você me entende... as vezes você espera muuuuito mais do que acontece!
um beeijo
Já ouvi falar desse livro, mas ainda não o li e não havia lindo resenhas do mesmo. Agora eu quero muito ler. Parece ser incrível. Ouvirei a trilha sonora também. Conheço as bandas, porém não conheço as faixas. Beijos.
ResponderExcluirBlogvirgulaeaspas.blogspot.com
Oi Mony!
ExcluirQue boom! Espero que você goste! tanto do livro como da trilha sonora! :) um beeijo
Já li o livro e assisti o filme e concordo que são bons, também gostei bastante do livro.
ResponderExcluirThoughts-little-princess.blogspot.com
Oi flá!
ExcluirQue bom ! Temos opiniões semelhantes!
Oiee ^^
ResponderExcluirEu vi o filme antes de ler o livro, não sei se foi por isso, mas prefiro a adaptação ao livro *-*
Gostei muuito da história ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi dryyh!
ExcluirEntão eu acho que essa preferencia pode ser pelo fato da adaptação ser mais dinamica que o livro. Por não estar dependendo das cartas sabe?!
Mas a historia é realmente apaixonante!
um beeijo
Oi Lara
ResponderExcluirEu li o livro e achei bom mas com um ritmo um tanto parado.
Assim como você disse, se o autor tivesse antecipado algumas respostas, o livro seria melhor. Mas gostei muito da adaptação cinematográfica. Achei que no filme, as respostas aparecem no momento certo.
Gostei da sua resenha e estou seguindo o blog.
Beijooo!
Lu
Blog Sem Spoiler
Oi Lu!
ExcluirEntendo o seu ponto, talvez esse ritmo paradão seja pelo fato de ser tudo escrito em cartas. Que é dinamizado no filme por ser uma narrativa em terceira pessoa! :)
Obrigada! Estou retribuindo!
um beeijo
Oii,
ResponderExcluirEu quero tanto ler esse livro, mas tô vendo que vou ver o filme antes haha
Adorei a resenha.
Beijinhos,
Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
Oi Ana!
Excluirhahah os dois são super bons! :)
obrigada!
um beeijo
Larinha, querida, acredita que troquei este livro sem ter lido? Era uma proposta irrecusável e acabei cometendo esta loucura...
ResponderExcluirAinda pretendo ler, personagens adolescentes têm sempre algo pra ensinar. E eu tenho um filho adolescente, então acho que é mais um caminho para entendê-lo tb.
Quero ver o filme com ele, assim podemos conversar sobre os temas importantes enquanto nos divertimos.
Bela resenha!
Beijooo!
Ler para Divertir
As Meninas que Leem Livros
Não acredito Manu!!!
ExcluirQual foi a oferta irrecusável???
eu vi o filme no cinema revi com meu pai! Essa experiencia foi ótima e espero que seja tão gostoso para você e seu filho, quanto foi para mim e meu pai! :)
Obrigada!
umm beeeijo!
Não li o livro, mas vi o filme e achei muito bom!!!
ResponderExcluirAs músicas (do filme ao menos) são realmente legais \o/
Beijos,
Thiago - Blog GentleGeek
Oi thiago!
ExcluirSiiiim, é uma excelente trilha sonora né?! :)
um beeijo
Li o livro ano passado e é um dos meus favoritos, o que mais mexeu comigo até hoje. Ainda não consegui ver o filme. Amei sua resenha.
ResponderExcluirSorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .
Marii!
ExcluirQue bom que gostou!!!! Também é um dos livros que mais mexeu comigo nos ultimos tempos! :)
Espero que consigo ver o filme, está sensacional!
um beeijo
Lara que interessante conhecer mais do livro, uma trama que eu só havia ouvido falar por alto!
ResponderExcluirfiquei curiosa!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Thaila!
ExcluirQue bom que gostou! espero que a oportunidade de conhecer ainda mais a fundo venha logo! :)
um beeijao
Ainda não li As Vantagens de Ser Invisivel Lara, infelizmente. Mas tenho muito interesse!
ResponderExcluirDavid - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)
David!
ExcluirCom todo esse interesse, espero que a oportunidade venha looogo! :)
um beijo
Oii Lara, não li o livro ainda, mas sou louca pra ver o filme. Acho os atores que fazem ótimos, e se eu gostar do filme, acho que é bme provavel que me interesse pelo livro, vamos ver né...
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima.
Beijos, Ivana
http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br
Oi Ivana!
ExcluirQue bom que gostou! Obrigada!
Espero que você goste do filme e se anime com o livro! Também sou fã dos atores! Logann e Emma são uns tchucos! haha! :)
um beeijo
oii thaaaassy!
ResponderExcluirObrigada! :) mesmo!
vou aguardar sua resenha viu? :)
Oiii Carol!
ResponderExcluirNAAAAO! a musica que toca em cima da caçamba não é Heroes! é Beatles! :)
Preferi a musica do filme, mas por ter uma paixonite e tietar Bowie!
um beeijo
Oi Lara!
ResponderExcluirA resenha ficou ótima! Amo ''As Vantagens de ser Invisível! Tanto o livro (que já li) como o filme (que também já vi)! O elenco é realmente maravilhoso. E a trilha sonora então? Sem comentários! <3
http://tonylucasblog.blogspot.com
Oi Tony!
ExcluirObrigada! Mesmo! :)
Siiim, amo a trilha sonora, o elenco.. o filme ficou sensacional! :) E convenhamos, é dificil uma adaptação agradar tanto os leitores não?!
um beeijo
Oi Lara!
ResponderExcluir"As Vantagens de Ser Invisível" é meu livro favorito do mundo inteiro. Quando eu li, ainda não tinha recebido essa repercussão toda, e antes mesmo de saber o elenco do filme já era meu queridinho. O filme ficou perfeito, a trilha sonora é a melhor do mundo. Não tem como não amar, não é mesmo?
Beijocas!
http://www.roendolivros.com/
Oi Ana!
ExcluirEu não posso dizer o mesmo, que a primeira vez que eu l, tinha acabado de sair no cinema. Mas li antes do que vi o filme, quando vi, fiquei chocada. Achei que eles iam dar um jeito de cagar com a história! E voilá, não conseguiram, ficou sensacional né?! Ainda mais com a trilha sonora MARAVILHOSA! :)
um beeijo
A parte boa é a trilha sonora, adoro livros que possuem músicas de fundo. Nunca li este livro, mas já li muitas resenhas sobre ele, alguns amaram outros odiaram. Bjo!
ResponderExcluirSiim,
Excluiras vezes a gente procura a música certa para o livro certo, mas quando o livro já vem com suas músicas é ouuuutra coisa! :)
um beeijo
Oi Lara! Eu gostei desse livro, não tanto quanto a maioria das pessoas, mas gostei. Durante a maior parte da leitura eu só conseguia comparar Charlie a Forrest Gump, e isso me ajudou a entender um pouco da inocência do personagem. E concordo com vc qdo diz que é essa inocência dele ao contar a estória de seu ponto de vista que deixa a narrativa mais leve, mesmo tratando de assuntos tão pesados.
ResponderExcluirAinda não vi o filme, mas quero ver em breve.
Bjos!
http://seiqueeusei.blogspot.com.br/
Oi Jo!
Excluiruma boa comparação Charlie com Forest! Eles são super ingênuos e puros!
Acho que se não fosse assim, poderia ser uma leitura muito pesada.. que talvez não fosse atingir o mesmo público!
um beeijo
O personagem parecer ser interessante, esse lance do cara não ver maldade em nada e aos poucos se entrosar com as pessoas e começar a ver o mundo de modo diferente é muito promissor.
ResponderExcluirhttp://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br