O Grande Paradoxo

"Ficamos sentados em silêncio, contemplando o mundo à nossa volta.

Levamos uma vida inteira para aprender isso.

Parece que somente os velhos conseguem ficar sentados desse jeito, um ao lado do outro sem nada dizer, e ainda assim sentirem contentes.

Os jovens, irriquietos e impacientes, têm sempre de quebrar o silêncio.

É um desperdício, porque o silêncio é puro.
O silêncio é sagrado.

Ele aproxima as pessoas, porque só quem se sente confortável ao lado de outra pessoa pode ficar sentado sem falar.

Esse é o grande paradoxo."


Nicholas Sparks - Diário de uma Paixão.

84 comentários

  1. Oie,
    nossa que lindo!!!!

    Acho que não conhecia o quote rsrsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindo o quote escolhido <3 <3

    Não conhecia porque não tenho costume de ler Nicholas Sparks. >(

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu também não leio sou muito fã dele mas nesse livro achei uns trechos legais. Beijos!

      Excluir
  3. Amo o silêncio, mas raramente posso aproveitá-lo seja pelo barulho da cidade ou do pessoal de casa mesmo, adorei a citação... mas já decidi que se for ler alguma coisa do Nocholas Sparks será A Última Música ou O Resgate...
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rudi... Eu também tenho poucas oportunidades de aproveitar o silêncio. O bom é de vez em quando sair pra dar uma volta sozinho, num lugar tranquilo.
      Eu li esse porque ganhei da editora, não sou muito fã dele, quando ler dê sua opinião pra gente! Beijo!

      Excluir
  4. Muito lindo, adorei seu post!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lindo quote!
    Eu sou uma apreciadora do silêncio, mas não aprendi isso com a cultura jovem… Na verdade, foi com minha mãe. Ela sempre parou para fumar fora de casa (até hoje não consegui persuadi-la a largar o vício) e de repente me chamava para ver a lua, as estrelas… enfim, tudo aquilo que nem tinha percebido. :) E ficávamos lá, enquanto ela terminava o cigarro, vendo o céu noturno. Ela acabou me ensinando a arte de contemplar a vida, sem nem se dar conta disso. (rs)
    Adorei o post, flor. Escolha magnífica.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu adorei sua história, Francine. Esses momentos tão simples acabam sendo mágicos e a gente leva como lembrança pra vida toda, né. Beijos!

      Excluir
  6. Oi
    Já li Diário de Uma Paixão!
    é um dos mais lindos que ele escreveu, fala sobre o amor através do tempo, pra mim esse livro é uma esperança de que realmente é possível um amor duradouro..

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu não sou muito fã do Nicholas mas é fácil de encontrar esse tipo de mensagem nos livros dele, né? Beijos!

      Excluir
  7. Gente, eu tô doida para ler Diário de Uma Paixão. Depois que li O Casamento me despertou ainda mais essa vontade.
    Achei esse trechinho LINDO! <3

    Beijo!
    Fofuramentos
    @bfofuramentos (twitter)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li esse outro ainda, vai demorar um tempo pra bater a vontade de ler Nicholas de novo. Que bom que gostou, querida. Beijos!

      Excluir
  8. Oieeee.

    Que lindo! É verdade esta com quem amamos podemos ficar em silêncio e nada incomoda.


    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nichooooolas, sempre profundo e surpreendente!
    Adorei o post :)
    beijinhos :*

    www.emergindoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Realmente o silêncio é lindo, mas ele tanto aproxima quanto separa, não é?!
    Ótimo quote *u*
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas quando é desse tipo, natural e confortável, ele só une. Beijos!

      Excluir
  11. Bela citação e é verdade: a maioria não consegue ficar confortável ao estar sentado em silêncio com outra pessoa, apesar de eu achar que é nessas horas que sabemos quais pessoas entendemos melhor e quais nos entendem melhor.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Flávia... Se sentir confortável em total silêncio com alguém é um ato de profunda intimidade. Beijos!

      Excluir
  12. Que lindo flor,você tocou meu coração,me identifiquei com o texto,acho que sou uma velhinha então rsrs(tenho espirito de velhinha )o silêncio as vezes é a melhor forma de mostramos o quando gostamos de alguém apenas por olhares e sorrisos.
    Beijos linda <3
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Erika, que bom! Eu adoro ler comentários assim e saber que consegui tocar alguém, ou fazer rir, refletir... O que quer que o trecho queira passar. Eu tenho alma de velhinha também, sempre disso isso! Beijos e muito obrigada. <3

      Excluir
  13. Amei o texto , amore !
    Muitas vezes fico quieta , apenas pensando na vida e relaxando.
    E as pessoas perguntam : Nossa porque você está tão quieta , o que você tem ?
    Acho que essas pessoas nunca pararam para ver como o silencio é puro , e a melhor resposta que se pode dar a alguém.
    Beijinhos :3
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, querida! Realmente, muita gente não consegue entender a beleza em passar uns momentos sozinha e em silêncio. Beijos!

      Excluir
  14. Oi Rê!
    Que bela citação! Tenho muita vontade de ler esse livro, o Sparks sabe muito bem como construir passagens profundas e bonitas.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Ah, se você gosta do estilo eu super recomendo, ele consegue tocar o leitor com trechos assim. Beijos!

      Excluir
  15. A o silêncio. Nem me diga. Quando não falo nada pode ter certeza que está passando mil pensamentos na minha cabeça. Beijos

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa gostei mt do post.
    Ainda mais que sou apaixonada pelos livros de Nicholas Sparks
    Beijos.
    http://blogdasabrinamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Sabrina! Eu tenho mais alguns trechinhos dele separados... Fiquei de olho aqui! Beijos. <3

      Excluir
  17. Gostei da citação Rê. Nicholas Sparks é muito amor! ♥. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, é muito de se pensar essa situação.
    Noto que nos casos em que fico em silêncio com uma pessoa, é por que não nos sentimos a vontade uma com a outra! Nunca tinha visto o silêncio por este ponto de vista! ahaha
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você ainda não encontrou a pessoa certa pra compartilhar o silêncio, Letícia. Quando acontecer você vai perceber a diferença, é confortável e muito íntimo. Beijos!

      Excluir
  19. Amoo Diário de uma paixão, assim como amo esse trecho do livro!! Nicholas sempre escrevendo livros maravilhosos!!! Beijos!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fer! Eu só li uns dois dele, mas têm essa pegada profunda, né? Beijos!

      Excluir
  20. Cara, eu disse isso ontem a um amigo quando ele me perguntou se a gente tinha deixado de se gostar porque não conversávamos tanto. ahuahuaa
    Essa premissa de que o silêncio é constrangedor e pessoal é bem antiga. É algo que mostra o grau de amizade e envolvimento entre duas pessoas, e foi justamente o que disse para ele:
    - Não estamos nos afastando. Pelo contrário. O fato do silêncio ser agradável entre nós significa que nossa amizade ultrapassou a necessidade de se provar presente.
    Concordo plenamente com esse pensamento!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhhahahahaa, olha aí, mostra o post pra ele! Exatamente isso, Carol... Quando não precisamos preencher todo o tempo com palavras é que sabemos que temos intimidade com uma pessoa. Beijos!

      Excluir
  21. Que texto lindo e o melhor, verdadeiro demais! Hoje não temos mais o luxo do silêncio, nunca paramos pra ver o que nos envolve
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Amanda. Realmente, o silêncio chega a ser artigo de luxo por agora. Beijos!

      Excluir
  22. Que lindo e verdadeiro, amei! Tbm penso assim sobre o silêncio :)
    Ainda não li esse livro do Tio Nick XD
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, né? Ah, se você é fã dele, leia... Dos que eu conheço acho o melhor. Beijos!

      Excluir
  23. Nunca li esse livro apesar de tê-lo a um século,
    mas adorei o quote, não a toa que minha irmã caçula é fascinada por esse livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quem sabe te anima pra ler então. E mostre o post pra ela! Beijos!

      Excluir
  24. Oi Rê!
    Sou completamente fã de Sparks, mas ainda não consegui ler esse livro dele.
    Sobre o quote, apesar de achá-lo lindo não sou muito fã do silêncio e ficar parada. Admiro quem consegue essa façanha, o pior castigo para mim é ficar parada sem fazer nada. Preciso de movimento, falar, correr, caminhar e muitas vezes, quando sinto uma enorme inquietude, sair pulando sem sentido. kkkkkkk

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Eu não sei tua idade mas chuto que seja novinha, hahahaha. Ou você só é hiperativa mesmo? =P
      Beijos!

      Excluir
  25. gostei bastante texto incrível beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oiii! Não li nenhum livro do Sparks (what?) pois é, os livros dele nunca me chamaram atenção.. já comecei a ler um, mas parei, simplesmente não consigo.
    Mas tenho que concordar que os quotes são maravilhosos!
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahha, acontece! Não faz muito meu estilo mesmo, mas as vezes a gente simplesmente acorda num outro clima e encara um desses. Que bom que gostou! Beijos!

      Excluir
  27. oi ^^
    Eu nunca li nada do Sparks apesar de já ter visto vários filmes baseados no filme dele. Adorei o trechinho ;) Realmente é raro você encontrar uma pessoa onde o silêncio não seja constrangedor e você se entenda com o outros nesses momentos....

    tem postagem nova no blog, espero vc por la!
    bjinhus

    Dudi
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ah que lindo! O silêncio é sagrado! <3 como eu o amo!!
    Nicholas é foda !!! Adorei e segui o blog! Bjos

    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei o quote. Já conhecia, afinal sou fã do autor. E concordo! Principalmente sobre a parte de ficar sentado em silencio perto de quem a gente se sente confortável.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto, tenho que reler Diario de uma paixão.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Assisti esses dias o filme de novo!! Adoro! Muito mesmo!
    Frase linda
    amei o blog
    nuasecruasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu não vi o filme ainda? Que bom que gostou do blog. Beijos!

      Excluir
  32. Oie! Eu amo esse livro e essa citação então nem se comenta!!
    Amei!!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/semana-eu-amo-nacionais-dia-7-leitores.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  33. Que lindo!
    Eu ainda não li o livro, só o filme, que por acaso eu amo e sempre me acabo de chorar! hahaha Mas em breve pretendo ler! =]

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ao contrário, não vi o filme ainda. Hhahaaha, isso. Beijos!

      Excluir
  34. Eu realmente preciso assistir Diário de uma Paixão, é mais um dos filmes que provavelmente todo mundo já assistiu, menos eu.

    Bjos

    emmeumundodiferente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Às vezes o silêncio fala mais que mil palavras...

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oláá ;)
    Adorei o texto, está realmente incrível ( ♥ )
    Sou viciado em quotes, nunca li nada do Nicholas mas pretendo, apesar de dizerem que são um pouco melosos parece ser bem interessante =) Espero ler em breve *---*

    Beeijos !

    ResponderExcluir
  37. Oi Lara. Lindo esse trecho neh? Mas não funciona muito para mim, ashuashua. Sou muito falante e às vezes meu marido precisa até me chamar a atenção, ashuashua. Mas eu não faço por mal. Acho q tenho muitas palavras dentro de mim. kkkk. Mas esse trecho é lindo demaissss <3
    beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih. Serve a Rê? Lindo. Hhahaaha, cada um com sua personalidade, né?
      Beijos!

      Excluir
  38. Oi fofa! Lindo demais esse trecho. AMO esse livro do Nicholas, é puro amor.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Quote super lindo! Tinha que ser do autor né? Nicholas, meu best, sempre arrasando *-*
    Gostei do fato de você estar trazendo quotes aqui para o blog *-*
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Hhahaha, realmente, ele é forte nesse tipo emocionante. Beijos!

      Excluir
  40. Oi Rê,
    Nicholas é divo! Os quotes dele são simplesmente de derreter o coração, porque tocam diretamente na alma... e ele não tem razão? Acho que minha alma gêmea será assim, encontrarei quando pudermos ficar em silêncio sem que isso se torne incômodo.
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá!
      serve a Lara?!
      São mesmo né?! e a Re ainda tem o dom de escolher a meeeelhor com a imagem mais fofuxa!
      espero que seja assim mesmo. que o fazer nada, falar nada, desde que seja juntos seja sempre prazeroso!

      um beeijo

      Excluir
  41. Eu não li o livro ainda, mas assisti ao filme, que, por sinal, considerei muito bom.

    Esse trecho que você escolheu me fez recordar um trecho do diálogo do filme Pulp Fiction, sabe?

    "Não odeia isso?
    O quê?
    Os silêncios que incomodam. Por que temos que falar de idiotices para nos sentirmos bem?
    Não sei. É uma boa pergunta.
    É assim que sabe que encontrou alguém especial. Quando pode calar a boca um minuto e sentir-se à vontade em silêncio.”

    Beijos

    O Mundo Em Cenas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá!
      nao sou a Rê mas resolvi responder porque eu AMO AMO AMO AMO AMO AMO esse filme! se ela quiser ela responder depois haha!
      Adorei essa frase de Pulp Fiction, jááá anotei aquiii! :)
      e realmente o filme "Diarios de uma paixão" é maravilhoso! acho até melhor que o livro!

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)