Resenha: Orgulho e Preconceito e Zumbis – Jane Austen e Seth Grahame-Smith



Olá! Eu sou a Rê! 

É um prazer me apresentar aos leitores do Meus Mundos no Mundo como nova parceira do blog, aquela que fica postando quotes com imagens fofinhas e engraçadinhas... ^^

Como vocês já notaram, a Lara é super antenada nas novidades literárias - o que eu chamo de 'A Blogueira mais rápida do Oeste! - e consegue resenhar livros que ainda nem foram lançados no país!
Uau! :)

Eu já sou um poucos mais lentinha então vocês vão ver resenhas minhas com menor frequência por aqui, e geralmente de livros mais clássicos. Eu escrevo de um jeito totalmente bobo e cheio de piadinhas, espero que gostem! =P

Pois bem, vamos ao livro! 

O meu amigo secreto acertou no Natal do ano passado – e convenhamos, isso sim é um milagre de Natal – e ganhei ‘Orgulho e Preconceito e Zumbis’, uma adaptação hilária do clássico de Jane Austen. 




 O presente não poderia ter vindo em melhor hora... Recentemente tinha relido – pela 924ª vez, mais ou menos – a história original e mesmo com minha memória de peixinho dourado consegui comparar mentalmente os diálogos, o que aumentou exponencialmente o volume das minhas risadas.

Para o leitor interessado no universo pós-apocalíptico e a resistência da humanidade diante do fim de tudo que conhecemos esse NÃO é o livro certo. 

Já para o leitor que adorou a sutileza do romance entre Elizabeth e o Sr. Darcy e os rebuscados debates comuns na roda da alta sociedade inglesa esse é o livro MAIS ERRADO possível. 

Ahá, enganei vocês!


 
Vale lembrar que Seth Grahame-Smith, o grande nome dos mashups literários, também é o responsável por ‘Abraham Lincoln Caçador de Vampiros’, adaptado para o cinema em 2012. E se você deu uma olhada no filme já sabe que esperar do autor mais do que irreverência e um pouquinho de desespero em passar por cima do enredo para alcançar as cenas de ação é uma grande perda de tempo.

Ah, mas agora essa resenha não faz mais sentido... Ou essa menina morreu de rir ou o livro é superficial!

Ai é que está, as duas afirmativas estão certas. Vou comprovar, caro leitor, com uns dois trechinhos da história. 


 
“Alguns pouco convidados, que desafortunadamente estavam muito perto das janelas, foram agarrados e imediatamente devorados. [...] 
Enquanto os convidados fugiam para todos os lados, a voz do Sr. Bennet sobrepôs-se ao pânico: - Meninas! O Pentagrama da Morte! [...]
De um canto do salão, o Sr. Darcy observava Elizabeth e suas irmãs abrindo caminho, enquanto decapitavam um zumbi depois do outro, sem se deterem. Ele conhecia apenas uma outra mulher, em toda a Grã-Bretanha, capaz de manejar uma adaga com tanta habilidade, tamanha graça e eficiência mortal.”



Essa  é a primeira luta das Benett – que aliás, são todas altamente treinadas nas mais variadas e mortais artes de guerra - contra zumbis e se passa durante o primeiro baile oferecido em Netherfield. 


Apesar de cheia de ação a passagem referente ao ataque é simplesmente “espremida” entre o insulto do Sr. Darcy ao se recusar a dançar com Elizabeth e as conjeturas da Sra. Bennet sobre os lindos trajes de baile, ambos pouco modificados do enredo original. 

Veja, eu disse que ia comprovar a superficialidade da história.


Mas seria injusto não demonstrar a perspicácia do autor em inserir uma cortante ironia no caráter do Sr. Darcy, o principal responsável pelas citadas risadas. No trecho a seguir ele mantém o diálogo fiel ao original por parte da Srta. Bingley. 


 
“ – O senhor escreve extraordinariamente depressa.– E a senhorita tagarela extraordinariamente demais.– Quantas cartas o senhor deve conseguir escrever ao longo de um ano.– E, de fato, quão odioso é precisar escrevê-las com tanta frequência perto da senhorita.  – Diga à sua irmã que estou contentíssima em saber sobre seus progressos na harpa. [...] – Srta. Bingley! Os gemidos de uma centena de não mencionáveis seriam mais agradáveis aos meus ouvidos do que mais uma palavra que seja vinda de sua boca. Se não conseguir se tornar agradável, serei obrigado a usar meu sabre para remover sua língua. – Ah! Ora, não importa. Vou mesmo vê-la em  janeiro.”




Acho que agora o leitor já tem material suficiente para se decidir... Eu não me arrependo da leitura mas é um daqueles volumes passageiros para a estante e para a memória. 


P.S.: A adaptação para as telas de cinema já está no papel há anos mas como o enredo é fraquinho - sejamos sinceros, né? - já tiveram várias desistências de diretores e atores. 

Não sei a que pé anda agora, só sei que não vou ver no cinema, espero passar na Sessão da Tarde. =P




Renata Nemitz tem 21 anos, vive na região de Curitiba e não sabe porque cargas d’água estuda geologia. Não ousa desrecomendar (hã?) esse livro porque tem medo da adaga da Elizabeth, treinada em uns 12 estilos de luta. 

64 comentários

  1. Não sei se leria esse livro, ainda mais porque não li Orgulho e Preconceito ainda, não sei se teria o mesmo feito que teve em você.kkk Gostei das imagens, bem fofas e sombrias...kkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! :)

      Realmente não sei se teria a mesma graça para quem ainda não leu Orgulho e Preconceito. As ilustras são do livro mesmo, bem legais, né?

      Beijos!

      Excluir
  2. Rê !!!
    Seus apelidos bestas! Adorei a resenha, seus parenteses e as quotes!
    Você tem que me emprestar orgulho e preconceito! JESUS! que vergonha por não ter lido ainda!


    um beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahhaa, besta nada... Faz todo sentido! =P

      Que bom que gostou, eu me sinto meio idiota mas aí lembro que é verdade. Fazer o que, né. Jesus, que vergonha! Vou te emprestar já!!!! =P

      Beijo!

      Excluir
  3. Sinceramente, apesar de alguns comentários positivos deus, eu muito dificilmente leria esse livro, e só não digo nunca porque a gente nunca sabe né? kkkkk
    Sua resenha ficou muito legal!!
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eva!

      Esse estilo realmente é para um público com gosto bem específico! Mas muito obrigada! ^^

      Beijos!

      Excluir
  4. Oie! Nunca li nenhum livro da Jane Austen, mas gostaria e esse creio eu sendo algo parecido com os livros dela, mais zumbis parecem ser legais!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/um-gesto-de-amor.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naylane!

      Olha, nem se compara ler um livro da Jane e esse! Os delas são clássicos românticos maravilhosamente bem escritos e esse é só uma releitura engraçadinha...

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Rê! Tudo bem?
    Adorei a resenha! Tenho certeza que deu muitas risadas com esse livro *-*.
    Acredita que eu ainda não li Orgulho e Preconceito! Não sei o porque demoro tanto para comprá-lo rsrs.
    Assim que comprá-lo pode ter certeza que comprarei este também só para ver as diferenças!
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books
    Me inscrevi no blog *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo ótimo, e contigo?

      Muito obrigada! Sim, eu ri bastante mesmo... Em alguns momentos até puxei o original para comparar e dar ainda mais risadas...
      Não acredito! Compre mesmo, super vale a pena!

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu sou Austeriana assumidíssima, daquelas que já viu mil vezes as séries da BBC, leu "Orgulho e Preconceito" meia centena de vezes, tem o sonho dourado de visitar a casa de Jane Austen e fiquei com o pé atrás com esse livro. Gente o mercado editorial não cansa de faturar em cima da obra de Austen e de nosso furor maniaco por ela.... Ai eu sempre me pergunto se essas produções valem a pena... Sua resenha divertida está me deixando tentada a dar uma chance ao livro... Quem sabe no futuro, depois de uma bela ressaca literária eu não me veja lendo esse livro, se odiar já sei quem culpar viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Realmente... não é para ser comparado em qualidade com o original e apesar de ser uma grande isca para faturar ainda assim eu gosto de dar boas risadas.

      Se você for muito "de direita" sobre a Jane como parece eu acho melhor nem ler! =P

      Excluir
  7. Oi , esse livro parece ser suuper interessante e sua resenha ficou ótima
    Poderia visitar? http://keepcalm-andbehappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolzinha! Muito obrigada, que bom que gostou!

      Beijos!

      Excluir
  8. Oii!!! Acredita que ainda não li o livro? O original, vamos dizer assim. "Orgulho e preconceito". Mas já tinha ouvido falar dessa adaptação. É um estilo que vem crescendo um pouco mais não é mesmo? Seria como uma paródia? Ainda não li nenhum livro desse estilo. Tenho vontade de ler de algum "original" que já tenha lido e gostado. Como "O alienista" por exemplo. Não sei se tem, vou procurar. :)
    Ah, adorei o trecho da conversa. Parece eu.ahahahah. Também falo demais e alguém sempre quer cortar a minha língua. kkkk.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não acredito, é um clássico maravilhoso, todo mundo PRECISA ler! :)

      Sim, é exatamente como uma paródia... E por isso não pode ser levado muito a sério. O estilo está surgindo com força agora e para quem gosta de dar uma "relaxada literária" eu super indico.

      Hahahhahaa, esse trecho, por acaso, é engraçado nos dois livros. =P

      Beijos!

      Excluir
  9. Olá Rê, menina tu como ninguém sabe fazer uma resenha. Serio, eu amei ler o que você escreveu alem de ter dado umas boas risadas aqui com suas próprias tiras sobre a leitura.
    Bom vou confessar que eu já tive este livro e nem com reza brava eu o li, achei que não gostaria da historia e acabei passando pra frente( ate hoje estou tentando entender o por que eu comprei o livro, mas tudo bem...). Porem agora, neste exato momento eu estou me chamando de burra por ter feito isso. Sim, eu quero agora ler o livro.
    Viu só o que você você fez, acho que vou ter que comprar outro livro, ate por que eu quero conhecer esta historia, alem de - você disse -, terei momentos de risos, e eu amo rir!
    Amei sua resenha!

    Ps: Eu também teria medo de Elizabeth. Não iria querer correr o risco de ser atacada pela adaga dela, ainda mais sendo treinada com doze estilos de lutas. Ui, deu ate medo. hahahahahaha

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Eu ADOREI o seu comentário inteiro! Muuuuito obrigada mesmo! ^^

      Eu me acho meio idiota escrevendo, mas daí lembro que sou idiota mesmo... Não tem o que fazer! =P

      HHahhahahaa, acontece nas melhores famílias, eu também tenho alguns arrependimentos assim. Poxa, que bom que passei uma impressão tão boa mesmo não tendo recomendado com 5 estrelas o livro.

      Vou mandar esse comentário para a editora, numa dessas me dão uma porcentagem do lucro então!

      PS 2: Hhahahahaha, a Elizabeth dessa versão é beeeem assustadora. Digna de um filme do Tarantino.

      Beijos!

      Excluir
  10. Nossa, só conhecia o livro de nome, não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Adorei e espero logo conferir

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sair um pouco das novidades quentíssima é bom exatamente por isso. ;D

      Excluir
  11. Já ouvi falar desse livro, mas acho que só vale à pena ler se eu já tivesse lido a estória original, se não eu acho que não teria a mesma graça.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Com certeza não teria a mesma graça mesmo.

      PS: Sem problemas! ;D

      Excluir
  12. P.s.: mudei o nome do meu blog, mas por enquanto o link vai continuar o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso flááá!
      nos avise quando mudar viu?!

      umbeeijo

      Excluir
  13. Não ouvir falar, para ser sincera tenho pavor de zumbis. Beijos

    www.brrendacaroline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenda! Olha... esses zumbis não são muito assustadores, são como uma versão dos Trapalhões de zumbis! =P

      Excluir
  14. Oiee!! Adorei sua resenha ahahah e ri alto quando tu disse do milagre de natal de ter ganho presente certo no amigo secreto hahaha pior que é bem assim!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! ^^

      Hahahaha, mas não é verdade? Sempre ganho alguma coisa odiosa e ainda tenho que fazer aquela cara de 'adorei'.

      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Renata!
    Ainda não li nada da Jane Austen, mas essa história de zumbis é um ótimo atrativo para ler e conhecer esse clássico.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo!

      Realmente, para os meninos talvez seja ainda mais interessante começar por essa paródia e depois partir para os clássicos!

      Beijos!

      Excluir
  16. Confesso que achei um pouco estranho, mas gosto de coisas que dão uma inovada em algo já tão conhecido. Então leria, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novidades sempre acabam causando um pouco de estranheza no começo, né? ^^

      Excluir
  17. Ainda não li nem o livro original imagina esse, bem também ainda não vi esse filme do Seth então não sei o que esperar, mais achei legal a sua resenha e diferente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Menina do céu, veja o filme pra ver se gosta da história - duvido que não! - e aí #PartiuComprarOLivro =P

      Excluir
  18. aaah eu tenho vontade de ler Orgulho e Preconceito, mas não sei se leria esse até pq odeio zumbis >_< Mas se eu gostar mt do livro original talvez eu leia por curiosidade XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, querida... Repito a resposta do comentário da Denise. E partiu comprar esse clássico!

      Excluir
  19. Não conheço o livro e nem leria, por não ser um genero que eu curto, mas gostei de sua resenha.

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não é um gênero que agrada todo mundo mesmo. Obrigada!

      Excluir
  20. Só pela capa já dá um medinho kkk mas para quem gosta né. Beijos e um ótimo final de semana.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cibele mas não se assuste com as ilustras não... É bem mais engraçado do que assustador.

      Beijos!

      Excluir
  21. Comigo aconteceu exatamente o contrario. Eu li logo depois do original e fiquei comparando e não gostei. Achei o livro bem fraco. Ainda bem que só tinha pago 5,00 reais nele na bienal.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é fraco sim, Sil. É só uma parodiazinha para dar uma aliviada depois daquelas "ressacas literárias".

      Pagou baratíssimo, custa em torna de 30 reais normalmente.

      Excluir
  22. Parece bem legal, acho que leria! hehehe gosto de coisas diferentes =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de coisas diferentes vai gostar mesmo, Matheus!

      Beijos!

      Excluir
  23. Oi, Rê! Eu quero tanto ler Jane Austen, mas a minha esperança é sempre achar uma edição bonitona e barata no sebo - e nunca acontece! Esses livros mashups eu sempre fiquei com um pé atrás de ler, não sabia bem o que esperar. E, embora agora eu saiba, não tenho certeza se é o tipo de livro que vai me atrair, mas quem sabe eu tente um dia.

    bjos,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu sei como é! Eu demorei pra encontrar a minha também... Mas é encapada com tecido, sabe? Linda. E bem barata... Não desista! ^^

      Ah, não custa nada dar uma chance, né?

      Beijos!

      Excluir
  24. Gosto bastante de Orgulho e Preconceito e adoro Zumbis. Acho que amarei esse livro. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem a combinação perfeita para o livro, então! =P

      Beijos!

      Excluir
  25. Esse livro deve ser bem legal, essa nova versão parece ser bem interessante, quero ler.
    Beijos
    Que perfeição de fotos, esse lugar deve ser lindo. Esse look também ficou muito bonito.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      acho que deixou um crtl c em alguma coisa haha!
      que boom que gostou! :)

      um beeijo

      Excluir
  26. Rê, eu me identifiquei com você por dois motivos:
    Primeiro porque eu também gosto muito dos clássicos e segundo porque minha memória também é de um peixinho dourado (por isso eu escrevo tudo que leio para não esquecer). kkkkkkkk
    O livro parece ser bem divertido e acho que vou ler! rs
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! ^^

      Hhahahahahha, bate aqui então! o/

      É bem divertido mesmo. Beijos!

      Excluir
  27. acho válidos todos os recontos, mas realmente não sei se esse com essa pegada de zumbis ia me agradar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Nunca ouvi falar do livro e não sei se leria, ja tentei ler OeP mas nao deu muito certo :/.
    Gosto de zumbis, pode ser uma bia pedida.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Pode ser uma entrada diferente para o mundos dos clássicos da Jane... Quem sabe. :)

      Beijos!

      Excluir
  29. Oi, Rê, tudo bem?
    Estou aqui com "Orgulho e Preconceito" e pretendo lê-lo em breve, mas confesso que essa ideia de zumbis não me atrai muito.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana! Tudo ótimo, e contigo?

      Ah, mas a leitura desse vale muuuuito mais mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  30. Adorei a resenha. Já conhecia este livro e fico com muita vontade de lê-lo também, parece ser uma releitura bem diferente, pena que o enredo pareceu fraquinho mesmo haha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dani! ^^

      É uma boa chance de conhecer esse gênero de "paródias" mas realmente não é um enredo dos melhores.

      Beijos!

      Excluir
  31. OI ^^
    Eu também amo orgulho e preconceito, já li um milhão de vezes e sempre tive um receio de ler esse livro pois pensava que ele iria destruir tudo o que eu gostava na obra.
    Você de fato me enganou com sua resenha: se você gosta de mundo pós-apocaliptico e resistencia da humanidade (sim eu amo!) não é para você... se você gosta da sutileza do romance entre Elizabeth e o Sr. Darcy (sim eu amo!) é o livro errado para você... minha certeza de que eu odiaria esse livro começou a se consolidar, mas eu li os trechos que você colocou e eu até achei engraçadinho... fico pensando nas irmãs lutando contra zumbis e começo a rir! acho que mudei um pouco minha ideia quanto a esse obra, se um dia tiver a oportunidade vou ler!

    tem postagem nova no meu blog, espero sua visita
    bjs

    dudikobayashi.blogspot.com
    Hey Dudi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dudi! ^^

      Muahahahaa, era o meu plano maligno! =P

      Quando estiver precisando de uma leitura leve dê uma chance para esse!

      Beijos!

      Excluir
  32. Re, eu sempre vejo esse livro em promoção no Submarino, e, apesar da curiosidade sobre o enredo, nunca investi dinheiro nele por achar exatamente que ele seria fraco, pendendo mais para o lado cômico. Gostei da sua resenha, e espero ver outras por aqui em breve.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá!
      serve a lara?!
      então a Re quase me bate por ainda nao ter lido O&P. E acho que deve ser uma ótima pedida para quem gosta de Jane Austen!
      pode ter certeza que verá váááárias resenhas dela por aqui! :)

      um beeijo

      Excluir

Olá! Obrigada por dar uma passadinha por aqui, sua opinião e seu comentário são muito importantes para mim. Se você deixar um comentário construtivo pode ter certeza que retribuirei, mas se vier com apenas com um "estou seguindo" desista ok?! Um beeijo Lara e Rê! :)